Logo CNA

Amazonas

Ação de Saúde Preventiva do Senar-AR/AM chega a Parintins
SAUDE PARINTINS 10

Ação ofertou atendimentos em nutrição, fisioterapia, pediatria, clínica geral, pediatria, odontologia, farmácia, vacinação e testes rápidos, além de proporcionar palestras educativas e "espaço beleza"

20 de julho 2022

Por: ASCOM - Sistema Faea Senar Fundepec/AM

Em continuidade à sua missão de levar saúde para pessoas do meio rural no Amazonas, o Senar-AR/AM, chegou na última quinta-feira (14), ao município de Parintins, distante 369 quilômetros de Manaus, com a ação de Saúde Preventiva, até o momento inédita naquela região. Desta vez, a localidade contemplada foi a Comunidade Vila Amazônia. O dia dedicado à saúde dos comunitários foi realizado na Escola Cívico Militar Tsukasa Uyetsuka e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre Francisco Luppino.

A ação, que contou diretamente com o apoio do Sindicato Rural de Parintins, de parceiros institucionais (Marinha do Brasil, UEA, Prefeitura de Parintins e Governo do Amazonas) e de diversos voluntários, ofertou atendimentos em nutrição, fisioterapia, pediatria, clínica geral, pediatria, odontologia, farmácia, vacinação, testes rápidos além de proporcionar palestras educativas e o ‘espaço beleza’.

Na abertura, o presidente do Senar-AR/AM, Muni Lourenço disse que para o Senar-AR/AM, que já tem um histórico de atividades na comunidade, principalmente na área de capacitação e cursos profissionalizantes rurais, é uma imensa alegria levar a ação de saúde preventiva para a localidade. “É uma alegria muito grande estar aqui nesse dia especial, essa ocasião importante em que um conjunto de parcerias e instituições estão de mãos dadas para trazer à comunidade Vila Amazônia, serviços importantes pra colocar à disposição em um único dia, pra todos vocês”, destacou.

A superintendente do Senar-AR/AM, Jeyn's Alves, enfatizou que a instituição uniu forças com parceiros e voluntários para que ação de saúde preventiva chegasse até Parintins. “A Saúde Preventiva é um programa do Senar que visa a qualidade de vida, e não só a saúde física, mas também a mental. Que vocês possam aproveitar esse dia de atendimento, tanto com as palestras, quanto com os serviços médicos, o espaço de beleza e os demais serviços ofertados pelos parceiros”, disse na ocasião.

Ainda na abertura do evento, o Secretário de Produção Rural do Amazonas, Petrucio Magalhães, representando o Governo do Amazonas, salientou a importância de ações como essa para a comunidade Vila Amazônia. "A vila está crescendo muito e merece ações como esta onde o Senar traz saúde preventiva totalmente gratuita e de qualidade. Vocês vão ser atendidos por profissionais competentes e comprometidos com a saúde pública. Eu estou muito feliz de estar aqui representando nosso governador. Saúde preventiva transforma a vida das famílias amazonenses”.

Valorização do produtor rural

O presidente do Sindicato Rural de Parintins, Werner Gama, disse que a ação é uma das maneiras encontradas pelo Sistema Faea Senar Fundepec/AM e seus parceiros de valorizar e prestigiar os produtores rurais e sua família, que são a verdadeira razão de existir da instituição. O produtor rural, Rogério Picanço, atendido na ação, agradeceu a todos os envolvidos pelos atendimentos e serviços ofertados. “Esses atendimentos e serviços que são muito importantes para toda nossa comunidade. Eu fui muito bem atendido, e no dia de hoje realizei o serviço de teste rápido e tomei a 4ª dose de vacina contra covid-19, que é muito importante pra gente se imunizar."

Também estiveram presentes na ação, a gerente técnica do Senar-AR/AM, Danielle Garcia, o gestor da escola, Ernesto de Jesus Cardoso, o diretor da UBS, Jesiel Prata Fonseca e a coordenadora de atenção básica rural, enfermeira Elísia Macedo de Farias, representando a prefeitura de Parintins.

Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar

Matérias Relacionadas