Logo CNA

Mato Grosso

Abril Verde – Senar-MT e sindicatos rurais ofertam cursos para segurança no campo
Whats App Image 2023 04 05 at 14 54 23

O Senar-MT e os Sindicatos Rurais ofertam sete cursos de Normas Regulamentadoras

11 de abril 2023

Por: Comunicação/Senar-MT

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Abril é considerado o mês de conscientização de saúde e segurança do trabalho e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), junto com Sindicatos Rurais, oferta cursos para que produtores e trabalhadores rurais atuem com segurança no campo. Dentre os alunos da instituição está o gerente de fazenda José Valdir de Lima, que sofreu na pele as consequências de um acidente enquanto executava suas tarefas.

Há 13 anos, Valdir perdeu o braço esquerdo enquanto manuseava uma colheitadeira de grãos e, com isso, trabalhar de forma segura – que sempre foi importante na propriedade – se tornou um assunto ainda mais relevante. “Sempre tiveram orientações de segurança, mas depois do acidente analisamos muito bem cada situação para que seja feita de forma segura”, explica.

Além das orientações, ele e seus colegas de trabalho fazem cursos rotineiramente pelo Senar-MT e Sindicato Rural. “Sempre estamos nos capacitando e reciclando conhecimento, para que os ensinamentos estejam sempre atualizados na nossa mente”. Valdir foi um dos alunos da Norma Regulamentadora 31.12 – Segurança no Trabalho em máquinas e implementos agrícolas, ministrada pelo instrutor credenciado ao Senar-MT, Diony Wesley.

Segundo o profissional, muitos dos acidentes de trabalho podem ser evitados com cuidados simples. “Os próprios procedimentos de segurança que constam no manual da máquina já orientam um manuseio de forma mais segura e os treinamentos operacionais e de segurança, como o da NR 31.12, reforçam todas essas orientações”.

Além da NR 31.12, o Senar-MT dispõe de outros cinco treinamentos: NR 10 – Segurança em instalações e serviços de eletricidade; NR 12 – Segurança no trabalho – máquinas e equipamentos; NR 31.7 – Segurança no trabalho aplicação de agrotóxico; NR 33 – espaço confinado; NR 35 – trabalho em altura e NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis.

Programação – Os interessados em realizar algum treinamento devem entrar em contato com o Sindicato Rural que atende o seu município e verificar datas e turmas disponíveis. No site do Sistema Famato, é possível encontrar o contato de todos os 94 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Acesse: https://sistemafamato.org.br/sindicatos-rurais/encontre-seu-sindicato-rural/ .

NR 20 – A mais nova norma disponibilizada pelo Senar-MT é a NR 20 – Classe III – Avançado – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis. O treinamento é híbrido – parte online, com carga horária de 24h, e parte presencial, com 8h de carga horária.

A capacitação destina-se a refinarias, unidades de processamento de gás natural, instalações petroquímicas e usinas de fabricação de etanol. A turma piloto ocorreu na Fazenda Itamarati Norte, em parceria com o Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis.

Selo

Matérias Relacionadas