Logo CNA

Minas Gerais

5º Cupping do ATeG Café+Forte, em Minas Gerais, recebe recorde de amostras

20 de outubro 2021

Por: SENAR MINAS

O Cupping do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte do Sistema FAEMG/SENAR/INAES chega à sua quinta edição com o maior número de lotes desde o início da iniciativa: 1.182. O concurso avalia e premia amostras de cafés especiais de produtores assistidos pelo programa no Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado, Chapada e Mantiqueira.

5º Cupping do ATeG Café+Forte, em Minas Gerais, recebe recorde de amostras - SENAR MINAS

Sete provadores, instrutores do SENAR MINAS e estagiários do Programa ATeG e da Universidade Federal de Viçosa (UFV) estão participando do processo de avaliação das amostras no Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem (Centreinar), no campus da UFV. No exame físico, os grãos são analisados quanto ao aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo e teor de umidade. Já na avaliação sensorial, a qualidade da bebida é atestada considerando-se aroma, sabor, aftertaste (retrogosto), acidez, corpo, uniformidade, balanço, xícara limpa, doçura e nota total.

5º Cupping do ATeG Café+Forte, em Minas Gerais, recebe recorde de amostras - SENAR MINAS

partir da esquerda: Carlindo Loures, Roberto Luiz Gregatti, Miryan Pires, Helga Andrade, Andreson Ferreira Luz, Elício Oliveira e Joaquim Sertório Neto

O gerente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa, Marcos Reis, destaca que os provadores são experientes, muitos com certificação internacional para exercer a atividade, o que evidencia a excelência das análises feitas no cupping e o compromisso do Sistema FAEMG com os produtores.

O superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, visitou a equipe de avaliadores e estagiários e ressaltou a importância do concurso para estimular a busca por qualidade e, principalmente, reconhecer o potencial dos cafés mineiros. “O Cupping ATeG Café+Forte comprova o resultado de um trabalho que está sendo feito há vários anos na melhoria do café produzido em Minas Gerais. Atualmente, o café mineiro é protagonista no cenário mundial de produção, produtividade e qualidade”.

O Programa ATeG Café+Forte está presente em 77 municípios, em oito das dez regionais do Sistema FAEMG, por meio da parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais mineiros. Segundo Nascif, a efetividade do programa é observada na evolução da pontuação dos cafés selecionados. “Estamos mostrando que pequenos e médios produtores também podem produzir cafés de qualidade”.

O resultado do Cupping ATeG Café+Forte será apresentado na Semana Internacional do Café (SIC), que será de 10 a 12 de novembro no Expominas, em Belo Horizonte, e também on-line. Clique aqui e faça o seu credenciamento para o evento .

Matérias Relacionadas