Logo CNA

Espírito Santo

1.300 treinamentos para as famílias rurais do Espírito Santo em 2022
Divulgacao Senar

Cerca de 13 mil pessoas vão participar das capacitações e consultorias do Senar-ES

18 de janeiro 2022

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) vai oferecer 1.300 treinamentos e consultorias para as famílias rurais capixabas em 2022. A previsão é de que cerca de 13 mil pessoas participem das capacitações para aprimoramento técnico da produção agropecuária, melhoria da gestão das propriedades rurais e da qualidade de vida no campo.

Mais de 500 consultorias nas propriedades rurais também serão oferecidas para produtores participantes do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) da instituição.

O treinamento mais demandado pelos municípios do Espírito Santo em 2022 é o de Aplicação de Defensivos Agrícolas, que ensina a aplicação correta e segura desse material que contribui para o controle de pragas e doenças nas lavouras e o aumento da produtividade.

A consultoria em fruticultura também foi bastante demandada e vai atender produtores que já investem na produção de frutas ou que querem começar uma nova cultura em suas propriedades.

“Investir no conhecimento das famílias rurais é a missão do Senar. Queremos levar ainda mais inovação e tecnologia para o campo, promovendo a formação profissional de adultos e jovens. Também nos preocupamos com a qualidade de vida no campo, por isso oferecemos ações que visam não só o aumento da lucratividade, mas também a promoção social”, explica a superintendente do Senar-ES, Letícia Simões.

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial é outro destaque da instituição e vai atender mais 1.000 propriedades rurais em 2022. Hoje o Senar-ES já assiste 1.500 produtores em diversas culturas como café, leite, cacau, piscicultura, fruticultura e outras.

“Nossa assistência tem foco na gestão das propriedades rurais e no aprimoramento técnico da produção. Os técnicos de campo auxiliam os produtores a verificarem se o negócio é rentável financeiramente e buscam juntos alternativas para aumentar a produção e, consequentemente, a renda das famílias rurais capixabas”, relata Letícia.

Para participar das ações do Senar-ES, é necessário procurar os Sindicatos Rurais dos municípios, responsáveis por formarem as turmas e realizarem as capacitações. Os contatos podem ser acessados aqui: www.faes.org.br/sindicatos-rurais . Dúvidas? Ligue para: (27) 3185-9226.

Cursos Técnicos gratuitos

O Senar Espírito Santo está com vagas abertas para o Curso Técnico em Agronegócio e o Curso Técnico em Zootecnia até o dia 24 de janeiro, totalmente gratuitos. São 125 vagas distribuídas entre os polos de Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins e Rio Bananal, no Espírito Santo.

Os candidatos precisam ter concluído o ensino médio. As vagas prioritárias são destinadas a produtores rurais e seus familiares, além de trabalhadores do meio rural. Para ler o edital e o formulário de inscrição, acesse o site www.etec.senar.org.br . Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação e o diploma é válido nacionalmente.

Matérias Relacionadas