Logo CNA

Eventos

13 e 14 de outubro de 2022
Fórum “De onde virão os terneiros?” chega a Boa Vista das Missões
Senar Jaguari 18
Local Boa Vista das Missões - RS

Por: Assessoria de Comunicação Senar-RS / Padrinho Conteúdo

O rebanho bovino do Rio Grande do Sul tem uma taxa de desmame de, em média, 56%. Este índice está bem abaixo do ideal, de acordo com o técnico do Departamento de Apoio Estratégico do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar-RS), Pedro Rodrigues. “Devemos chegar perto de 80% para o sistema de cria pecuário se tornar competitivo”, explica. Visando colaborar com a eficácia produtiva, o Senar-RS realiza, nos dias 13 e 14 de outubro, em Boa Vista das Missões, o evento “De Onde Virão os Terneiros?”, parte da 111º etapa do Fórum Permanente do Agronegócio.

Serão dois dias inteiros de programação para produtores, técnicos e estudantes. No primeiro, ocorre o Dia de Campo, com a visitação de três propriedades rurais da região, onde os proprietários compartilham informações sobre manejo, potencialidades e dificuldades. No segundo dia, as atividades giram em torno do seminário, dividido em cinco palestras e duas mesas redondas sobre temas que envolvem rodeios de cria, otimização do uso da terra via integração lavoura-pecuária, sistemas forrageiros e controle de carrapato.

“Passaremos um dia em locais com perfis bem distintos, mas com metas parecidas, voltadas à intensificação e melhoria dos índices reprodutivos; em conjunto com os debates, a ideia é levar conhecimento sobre como produzir mais e melhores terneiros, aprimorando a rentabilidade dos pequenos e médios produtores rurais”, resume o técnico Pedro Rodrigues.

O evento

O fórum “De Onde Virão os Terneiros?” é realizado pelo Senar-RS e Farsul desde 2012 e tem apoio da Casa Rural e do Sindicato Rural. De lá para cá, já somam 29 etapas em 17 municípios gaúchos, atingindo um público aproximado de 7.500 pessoas. Por isso, é considerado um dos principais eventos de pecuária de corte do Estado.

Serviço: “De Onde Virão os Terneiros?”

Quando: 13 e 14 de outubro, em Boa Vista das Missões

Inscrições até 12 de outubro: http://www.senar-rs.com.br/inscricao/

Programação:

13/10: Dia de Campo

8h - Fazenda Librelotto, propriedade de Ivonei Librelotto (BR 386 Km 76 - Boa Vista das Missões/RS)

12h - Almoço* - Clube Atlético Boa Vista

14h - Fazenda Três Capões, propriedade de Flávio Fialho Velho (BR 468 Km 7 – Três Capões – Palmeira das Missões)

15h30 - Fazenda Guatambu, propriedade de Luiz José Fialho Velho (BR 468 Km 7 – Três Capões – Palmeira das Missões)

17h - Encerramento

* Almoço sem custo aos participantes.

14/10: Seminário

8h - Cadastramento

8h15min - Abertura oficial

8h30min - Rodeios de cria: a base da pecuária sustentável (com o Professor José Fernando Piva Lobato, PhD do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia da UFRGS)

10h - Intervalo

10h15min - Otimização do uso da terra via integração lavoura pecuária (com Giovane Faé, da Embrapa Trigo)

11h - Planejamento forrageiro para sistemas de cria (com Cristiano Gotuzzo, engenheiro agrônomo no Geoplan Soluções em Agronegócio e instrutor do Senar-RS)

11h45 - Mesa Redonda para discussão

12h30min - Almoço*

14h00 - Recria intensiva e cria eficiente para produzir mais e melhores terneiros (com Ricardo Zambarda Vaz, do Departamento de Zootecnia da UFSM, Campus de Palmeira das Missões)

15h30 - Manejos auxiliares e de controle do carrapato: experiências práticas da ATeG - Assistência Técnica e Gerencial do Senar-RS (com o médico veterinário Iuri Pioly Marmitt, Supervisor de campo da ATeG - Gestão Avançada Consultores Ltda)

16h30 - Mesa redonda para discussão

17h - Encerramento

*Almoço gratuito no local

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Luísa Santini

Padrinho Agência de Conteúdo

(51) 9.9928-8882

luisa@padrinhoconteudo.com