Logo CNA

Centro de Excelência em Fruticultura

Com a ampliação da educação profissional e tecnológica e disseminação de conhecimento e inovação, por meio de cursos Técnicos de nível médio e Superior de Tecnologia, presenciais e a distância, e de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), o Centro contribuirá com o desenvolvimento da Fruticultura, que hoje tem processos produtivos com elevado nível de sofisticação e requer profissionais cada vez mais capacitados.

Pessoas de todos os estados que queiram investir numa carreira nesta cadeia produtiva vão poder estudar, gratuitamente, no Centro, localizado em Juazeiro/BA. A cidade faz parte da região do Vale do São Francisco, referência na Fruticultura nacional e internacional, por meio da exportação de frutas in natura.

Um dos cursos oferecidos será o Técnico em Fruticultura, que irá formar profissionais capazes de planejar, executar e controlar os processos dessa cadeia produtiva; transferir e aplicar no campo as boas práticas de gestão, produção, inovações tecnológicas e o conhecimento adquirido, ampliando suas competências e oportunidades para atuar no mercado local, nacional e internacional.

Formação Técnica em Fruticultura

O Curso Técnico em Fruticultura é presencial e gratuito. A organização do currículo segue as orientações do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação e as diretrizes curriculares nacionais. Suas principais características são:
Eixo Tecnológico: Recursos Naturais.
Habilitação Profissional: Técnico de Nível Médio em Fruticultura.
Carga horária total: 1.350 horas.
Modalidade de ensino: presencial.

Itinerário Formativo do Técnico em Fruticultura do SENAR

O currículo modular permite que o estudante identifique sua trajetória formativa. Jovens e adultos podem optar pela realização do curso completo, e obter ao final a habilitação técnica, ou participar das qualificações que permitem as saídas intermediárias, com possibilidade de retorno imediato ao mercado de trabalho.

Matriz Curricular

A Matriz Curricular descreve os módulos e as unidades curriculares, assim como as respectivas cargas horárias, previstas no Curso Técnico em Fruticultura.

Equipe Experiente

O quadro de educadores do Centro de Excelência em Fruticultura é formado por especialistas, profissionais renomados, com domínio de conhecimentos teóricos e práticos, além de experiência nas atividades produtivas do campo.

Perfil do Profissional

O campo de trabalho exige a aplicação de técnicas de médio e/ou alto especialização. Assim, o profissional egresso do Curso realizará funções com considerável grau de autonomia e iniciativa, que podem abranger responsabilidades de controle de qualidade de seu trabalho ou de outros trabalhadores e/ou em coordenação de equipes de trabalho.
O profissional também terá capacidade crítica na gestão do seu trabalho e atitudes que vão colaborar na atuação em equipe para identificar e buscar soluções para situações desafiadoras.

Mercado de trabalho

O Técnico em Fruticultura poderá atuar em propriedades rurais, empresas de consultoria na produção de frutas, agroindústrias, instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, comércio de equipamentos e produtos agrícolas, cooperativas, associações rurais, entre outros.

Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)

O Centro de Excelência em Fruticultura também vai oferecer cursos de Formação Inicial e Continuada para qualificar jovens e adultos para atuarem no setor produtivo.  Os cursos tem duração variável, definida com base nas necessidades educativas do público de todos os níveis de escolaridade e perfil profissional demandado pelo mundo do trabalho.

Conheça os cursos:

Fruticultura
Fruticultura Básica
Cultivo do Abacaxi
Cultivo da Banana (básico)
Cultivo da Banana (avançado)
Cultivo da Graviola (básico)
Cultivo da Graviola (colheita e beneficiamento)
Cultivo da Goiaba
Cultivo da Manga
Cultivo do Maracujá
Produção de Mudas e Sementes

Mecanização Agrícola

Aplicação de Agrotóxico (autopropelido)
Operação de GPS (curso básico)
Operação de GPS (curso máquinas agrícolas)
Operação de GPS (rastreabilidade do manejo agropecuário)
Operador de Roçadeira
Operador de Empilhadeira
Tratorista Agrícola (curso básico)
Tratorista Agrícola (atualização)
Tratorista Agrícola (apreçamento)
Manutenção de Motor a Diesel

Saúde e Segurança do Trabalhador

Aplicação de Agrotóxico – NR 31
Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos– NR 12

Manejo e Conservação do Solo

Compostagem Orgânica
Conservação de Solo

Irrigação e Drenagem

Irrigação por Aspersão
Irrigação por Microaspersão e Gotejamento

Agroindústria

Boas Práticas na Manipulação de Frutas

Administração Rural

Administração de Empresa Rural
Gestão da Empresa Agrícola
Informática Básica

Controle de Pragas

Aplicação de Agrotóxico (controle de formigas cortadeiras)

Cursos de Aprendizagem

O Centro de Excelência em Fruticultura vai ofertar, ainda, cursos de Aprendizagem. Esses cursos tem carga horária mais longa, cerca de 800 horas, e são desenvolvidos pelo SENAR em parceria com empresas ligadas ao setor de fruticultura. Atendem diretamente a necessidade de mão de obra qualificada das empresas.
Os cursos de Aprendizagem são destinados a jovens, com idade entre 18 e 24 anos incompletos, que tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental ou médio. Além da teoria no Centro de Excelência, eles vão ter oportunidade de colocar o aprendizado em prática na empresa parceira.

O Centro vai ofertar os seguintes cursos do Catálogo Nacional de Aprendizagem:

Aprendizagem em Fruticultura

Aprendizagem em Supervisão Agrícola