Pecuária garante estabilidade ao Valor Bruto da Produção (VBP) em 2019

Por: Superintendência Técnica da CNA

Dados disponíveis até setembro mostram que o valor bruto da produção agropecuária brasileira deve encerrar o ano em R$ 609,7 bilhões, o que representa uma leve redução de 0,2% em relação a 2018. Enquanto a redução do VBP agrícola pode chegar a 4,1%, o crescimento do ramo pecuário deve chegar a 7% em 2019.

A bienalidade cafeeira, movimento comum no ciclo produtivo responsável pela alternância entre anos de maior e menor produção, deve causar uma queda de 27,4% na produção do café arábica. Cana-de-açúcar e soja também têm apresentado quedas de preços e de produção. Para culturas como algodão e milho, apesar da queda dos preços, as respectivas elevações de 35,9% e 24% nas produções devem garantir crescimento de 13,1% e 15,8% do VBP desses produtos.

O ramo pecuário tem apresentado altas tanto de preços como de produção. Ganham destaque principalmente as criações de frangos (+14,2%) e suínos (+22,9%), que passam por alta nos preços em função da maior demanda derivada da peste suína na China. No ramo pecuário há queda de produção apenas de ovos, causada pela diminuição dos alojamentos de poedeiras.

Áreas de atuação

Assuntos Econômicos

Veja também