Logo CNA

Santa Catarina: Falta de chuva provoca redução de 10% no leite e 20% no trigo
Leite 82 0 939025002015150089091

1 de agosto 2017
Por CNA

Por: Diário Catarinense

A falta de chuva já traz prejuízo no campo com perdas de 10% no leite e previsão de queda de 20% na produção de trigo em Santa Catarina. A estimativa faz parte de levantamento preliminar do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa) e da Secretaria Estadual da Agricultura.

- No primeiro semestre, a produção de leite aumentou 8% mas, em julho, houve uma queda de 10% em relação ao volume previsto, em virtude da estiagem - afirma o secretário-adjunto de Agricultura do Estado, Airton Spies.

Em relação ao plantio de trigo, os dados do Cepa/ Epagri já indicam uma queda de 23% na área plantada, que sofreu retração de 69 mil hectares para 53 mil hectares. De acordo com o engenheiro Agrônomo João Rogério Alves, essa redução se deve ao baixo preço na época do plantio, aliado à estiagem. Com isso, os dados de junho já previam uma queda de 24% na produção, que foi de 229 mil toneladas no ano passado, baixando para 175 mil toneladas. Com a seca de julho, a queda de produção pode ser ainda maior.

O gerente comercial da Cooperativa Agroindustrial Alfa, que abrange mais de 80 municípios do Oeste e Planalto Norte, Lourenço Lovatel, estima que a redução na área plantada pode chegar a 30%, com quebra de mais 20% por falta de umidade. O presidente da Companhia Integrada para o Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Enori Barbieri, prevê que a quebra será ainda maior.