Logo CNA

Produção de grãos deve crescer 17,6% em MG

23 de janeiro 2018
Por CNA

Por: FAEMG

A produção de grãos, principal componente da alimentação humana, segue com perspectivas positivas em Minas Gerais. Com a demanda mundial por alimentos em crescimento e com capacidade para ampliar o volume colhido, o Estado deve alcançar, em 2027, uma produção de grãos em torno de 16,8 milhões de toneladas, o que, se concretizado, será 17,6% superior ao volume de grãos colhidos em 2017. A produção mineira tende a crescer de forma sustentável e com o uso de tecnologias de ponta, favorecendo a produtividade das lavouras e contribuindo para a manutenção da área plantada que, até 2027, deve crescer apenas 5,99%.

As perspectivas para a produção de grãos em Minas fazem parte do estudo “Projeções do Agronegócio Mineiro 2017 a 2027”. A pesquisa, realizada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) é baseada nos dados históricos da produção e tem como objetivo identificar potenciais produtivos e gargalos. Os resultados são utilizados como base para tomadas de decisões e criação de políticas públicas melhor direcionadas.

Segundo o estudo, Minas Gerais possui uma produção bastante diversificada de grãos, produzindo, principalmente, milho, feijão, soja, algodão, trigo, sorgo, amendoim e girassol. A área colhida, em 2017, foi de 3,4 milhões de hectares, onde foram produzidas 14,3 milhões de toneladas. A produção mineira está mais concentrada nas regiões Noroeste e Triângulo mineiro.

Com a expectativa de crescer 17,6%, chegando a 2027 com uma colheita de 16,8 milhões de toneladas e uma área planta 5,99% maior, somando 3,6 milhões de hectares em uso, a tendência é que a expansão da produção não ocorra apenas com o ganho em produtividade, mas também ocupando áreas antes dedicadas às pastagens, com maior uso do sistema de Integração Lavoura e Pecuária.

De acordo com o levantamento da Seapa, outro fator que contribuirá para ampliar a eficiência da atividade será o uso da tecnologia, da robótica e dos softwares, ou seja, da agricultura de precisão. Todos esses instrumentos permitirão uma avaliação em tempo real da planta, do solo e das pragas, permitindo ao produtor uma precisa tomada de decisão.

No Estado, o uso do plantio direto de grãos e do sistema de Integração Lavoura Pecuária têm trazido ganhos importantes, tanto em níveis ambientais como econômicos e tendem a ser mais utilizados no futuro. As técnicas são alternativas para minimizar os efeitos dos constantes déficits hídricos e da conservação do solo.

Os municípios que mais se destacam na produção de grãos estão situados em áreas de boa topografia, o que facilita a mecanização, desde o plantio até a colheita. Os principais municípios produtores são Unaí, Uberaba, Paracatu, Buritis e Coromandel. Juntos, os municípios são responsáveis pela produção de 3,39 milhões de toneladas de grãos, o que representa 23,84% da produção estadual.

Matérias Relacionadas