Logo CNA

Começa o treinamento da 55ª turma de Novas lideranças Rurais em Uberaba (MG)
20170814111207 fileid img 0075 copy 0 746257002015150089001

12 de agosto 2017
Por CNA

Uberaba / Minas Gerais (15/08/2017) - Já são 11 anos e mais de 1600 pessoas formadas no programa que incentiva pessoas ligadas ao agronegócio a enxergar o mundo e o setor de forma diferente e mais consciente, além de posicionar os participantes a retomada os espaços direcionados ao agro, ou seja, a renovação de líderes rurais. Desta vez, cerca de 40 pessoas foram indicadas por Sindicatos Rurais da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Geralmente, os participantes chegam com a expectativa elevada e certa ansiedade, mas, para que haja o sucesso do curso é preciso envolvimento.

"Como o Programa Novas Lideranças é dividido em módulos, serão 5 encontros repletos de muita informação e troca de experiências", explica coordenador da Assessoria Sindical da FAEMG, Wilson Moura. “Precisamos que os participantes tenham comprometimento e compromisso. Este é um investimento de tempo, que não conseguimos medir o valor, mas que terá resultados muito positivos. Sempre no começo do curso mostramos que estamos buscamos pessoas que acreditem no nosso propósito e que propagem esta ideia, com participação, oxigenação de conceitos e, principalmente, ter lideranças ocupando os espaços que não de nossa competência.”

Para formar mais uma turma, as pessoas se aprofundam em temas como: O Mundo Contemporâneo do Agronegócio; Estado e Sociedade; Grandes Desafios do Agronegócio; Comunicação e Liderança.

Breno Frederico Costa Andrade é advogado e instrutor sobre os desafios que englobam o agronegócio atual. “Este é um setor que está em constante movimentação e é preciso que tenhamos líderes que sejam atuantes e atuais. Durante este programa os participantes terão grandes obrigações e esperamos que eles consigam absorver e propagar o que foi captado nos cinco módulos em sua classes e, felizmente, temos tipos exemplos de lideranças que saíram deste programa”, disse Breno.

O Gestor de Departamento de Agropecuária de Conquista Valdo Silva de Castro, acredita que o curso dará os instrumentos necessário para ser uma boa liderança para o setor em seu município.

“Hoje o grande gargalo é para a falta de informação, porque o produtor precisar saber de diversas áreas: trabalhista, ambiental, de gestão, dentre outras. Para nós, que estamos diretamente ligados ao desenvolvimento do setor, é preciso que nos reciclemos para ajudar estas pessoas.”

A abertura

No primeiro dia, o curso contou com a presença dos presidentes no Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba e de Uberaba, Weber Bernardes e Romeu Borges Júnior.

Para Weber, participar do curso de Novas Lideranças Rurais aproxima as pessoas envolvidas com o campo a novas perspectivas.

“Neste ano estamos contando com várias pessoas de Nova Ponte, onde sou presidente do Sindicato Rural, então para nós é uma felicidade. Aqui, os participantes conheceram mais profundamente o Sistema Sindical e se tornarão defensores dos sindicatos rurais, que são a casa e a representação do produtor. Com certeza eles sairão melhor do que estão chegando.”, ressaltou Weber.

Em sua fala, Romeu ressaltou que o setor produtivo nunca teve uma oportunidade tão forte de ter novos líderes nas diversas regiões do país.

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais - FAEMG
http://www.sistemafaemg.org.br/

Matérias Relacionadas