Logo CNA

CNA estuda parceria com laboratório oficial central do MAPA
Img 5708 0 587923002015150594281

4 de agosto 2016
Por CNA

Brasília (04/08/2016) – A Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) visitou, nesta terça-feira, (02/08), em Belo Horizonte, o Aquacen - Laboratório Oficial Central da Rede Nacional de Laboratórios Oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Laboratório de Diagnóstico de Enfermidades de Animais Aquáticos (Aquavet) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ambos situados em Minas Gerais. A finalidade foi conhecer melhor as estruturas dos laboratórios, avaliar a aplicação técnica para o setor e levar as informações às demais regiões do país.

Para a assessora técnica da Comissão, Lilian Figueiredo, a estrutura é completa, principalmente para os exames de vírus e bactéria. “Estamos verificando uma possível parceria entre a CNA e o Laboratório Oficial para o estudo das certificações de alevinos tanto de tilápia quanto de peixe redondo”, observou.

Aquacen – Resultado de acordo de cooperação estabelecido há três anos entre a UFMG e o Mapa, o Aquacen realiza diagnóstico oficial da qualidade sanitária de organismos aquáticos comercializados no país, incluindo produtos de exportação, e pesquisas aplicadas por solicitação do Ministério. O laboratório desenvolve projetos de pesquisa relacionados à produção econômica de organismos aquáticos.

Aquavet - Foi criado com o objetivo de atender a uma demanda até então latente no país, o diagnóstico e estudo das doenças infecciosas de animais aquáticos. Pioneiro e inovador, o laboratório foi responsável pela caracterização de diversas doenças de importância para piscicultura no Brasil e no mundo.

O laboratório apresenta estreita relação com o setor produtivo, realizando trabalhos na área de diagnóstico de doenças e biossegurança na piscicultura junto a fazendas e empresas especializadas na produção de tilápia do Nilo, peixes nativos de água doce (pacu, pintado, cachara e seus híbridos etc.) e peixes marinhos. Esses trabalhos deram origem a diversos estudos e a publicação de artigos científicos em reconhecidos periódicos internacionais.


Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas