Logo CNA

Plantio Direto traz benefícios para agricultores e para o meio ambiente
138343cb 0799 4264 bb2e b3347c57f3c8

22 de março 2018
Por CNA

Brasília (22/03/2018) – Considerada uma das tecnologias mais sustentáveis que existe, o Plantio Direto na Palha (PDP) foi tema de uma palestra no espaço do Sistema CNA/SENAR/ICNA durante o 8º Fórum Mundial da Água, que acontece até amanhã, em Brasília.

A apresentação mostrou o surgimento da prática no Brasil, em 1972, e a rápida expansão entre os produtores brasileiros até se tornar uma referência mundial. Baseado em três princípios básicos - não revolver a terra, fazer rotação de culturas e manutenção da cobertura viva ou morta do solo -, o Plantio Direto traz inúmeros benefícios para agricultores e para o meio ambiente.

“O Plantio Direto é uma prática consagrada de conservação dos recursos naturais e maximiza a infraestrutura de mão de obra e de maquinário disponível, o que dá maior possibilidade de retorno econômico para o produtor”, afirmou o engenheiro agrônomo e membro da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP), Ivo Mello.

Em relação ao aproveitamento e conservação da água, a prática apresenta uma característica fundamental: a sua capacidade de infiltração é dezena de vezes maior em relação ao solo sem Plantio Direto. Segundo Mello, já existe a possibilidade de produtores que aplicam a tecnologia corretamente receberem pagamento por serviços ambientais.

“Em um solo bem manejado com Plantio Direto, a água infiltra muito mais. Isso ajuda na recarga dos aquíferos e, como evita a erosão, a poluição difusa do meio rural é tremendamente menor”, explicou o especialista.

Reconhecimento – A qualidade do Plantio Direto desenvolvido pelo Brasil chama a atenção de muitos países do mundo. O engenheiro agrônomo Abelino Argueta Lazo, de El Salvador, é exemplo disso. Ele assistiu à palestra do representante da FEBRAPDP e disse que pretende repassar informações para o Governo do seu país sobre as vantagens da tecnologia.

“O Plantio Direto é primordial. Evita a erosão, diminui o custo na preparação do solo e melhora a camada de matéria orgânica. O Brasil é uma potência na agricultura e uma referência para El Salvador. Temos muito a aprender com o Brasil”, declarou.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA