Logo CNA

Dia de campo marca início da colheita de soja em Alagoas
T o 1480 10 0 44892600 1515008862

21 de setembro 2017
Por CNA

Por: Embrapa Tabuleiros Costeiros

No início da colheita da terceira safra de soja em Alagoas, técnicos, pesquisadores, produtores e estudantes participaram, na quarta-feira (20), na Fazenda Ribeira, em Campo Alegre, da apresentação de resultados preliminares de ensaios de campo com cerca de 50 cultivares em municípios do estado.

O dia de campo foi realizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), por meio da Comissão de Grãos do Estado, em parceria com a Embrapa, Ufal, Sebrae e Federação da Agricultura e prefeitura de Campo Alegre.

O objetivo foi apresentar a soja como uma cultura de grande potencial para a diversificação da produção na região chamada do Sealba, cujo nome representa as siglas de Sergipe, Alagoas e Bahia – recorte territorial com grande potencial de grãos para a diversificação de plantios. O grão pode ser um grande aliado na diminuição das áreas de monocultivo e no enfrentamento das crises que trazem queda de preço das commodities e perdas para os produtores.

Este ano, a área plantada por Everaldo Tenório, proprietário da fazenda, atingiu a marca de 314 hectares, superando os 200 ha cultivados no ano passado. Esse crescimento demonstra que produtores, a maioria com longa experiência na monocultura da cana, estão aumentando sua confiança no potencial da soja em Alagoas.

Informações técnicas
O pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) Sérgio Procópio, especialista em sistemas de produção de soja, apresentou um panorama dos resultados de produtividade dos experimentos nos últimos três anos. De acordo com ele, apesar de condições extremas de estiagem em 2015 e 2017 de um histórico excesso de chuvas em 2017 – o que pode comprometer o desenvolvimento da planta –, muitas cultivares apresentaram bom desempenho, com algumas delas superando as médias nacionais.

Juntamente com Antonio Santiago, expert em tratos culturais, Procópio abordou a importância do Zoneamento Agrícola de Risco Climático da soja na para a região do Sealba, o potencial da soja nos Tabuleiros Costeiros e os resultados experimentais das avaliações de cultivares – com índices de produtividade maiores que as médias. Integram os experimentos cultivares desenvolvidas pela Embrapa e diversas outras empresas de sementes consolidadas no mercado brasileiro.

Outro grande diferencial da região é a diferença das estações chuvosas em relação às regiões tradicionais do país, como Mato Grosso e Paraná. As sementes produzidas e colhidas em setembro e outubro no Sealba podem chegar com pleno vigor para o início do plantio nas outras regiões, com alto valor agregado.

Tecnologias
Os mais de cem participantes do encontro tiveram a oportunidade de conhecer as tecnologias, produtos e serviços de empresas do setor agropecuário. Insumos e defensivos agrícolas, equipamentos de precisão, pacotes de sementes de leguminosas para recuperação de solos e outros produtos estiveram à mostra, com técnicos das empresas à disposição para dar explicações e tirar dúvidas.

A programação encerrou com uma visita à área de plantio comercial da Fazenda Ribeira, onde teve início a colheita mecanizada dos grãos, que devem ser exportados para a Ásia e Europa, além de ajudar a abastecer o mercado nordestino de granjas e gado bovino, já que a soja é rica fonte de proteína para rações.

Para o secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, com o apoio do Governo de Alagoas na diversificação de culturas, o estado vai se consolidando como nova fronteira da soja, agregando valor na atividade agrícola em várias regiões. "Os resultados das pesquisas feitas em Alagoas vão possibilitar que os produtores conheçam as variedades que melhor se desenvolvem no Estado", afirmou.

Zezé Almeida, que é produtor de milho em Limoeiro de Anadia, foi conhecer de perto a plantação e a colheita, durante o Dia de Campo, ao lado também de outros produtores. "Estou em Alagoas com plantio de milho e aproveitei para acompanhar o resultado das pesquisas e a dinâmica da produção de soja", explica Zezé, atualmente, o maior produtor de milho do Estado.

Everaldo Tenório, pioneiro na produção de soja em Alagoas, reconhece que o incentivo do Governo de Alagoas e o apoio de instituições como a Embrapa, Sebrae e a Comissão de Grãos contribuiu para o sucesso da soja no Estado.

Matérias Relacionadas