Central de Comunicação // CNA

13/04/2018

Lideranças do agronegócio se reúnem no Recife

Por FAEPE

Os presidentes de oito Federações de Agricultura e Pecuária da Região Nordeste estarão no Recife (PE), nos dias 17 e 18 de abril, para a reunião da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Nordeste da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). No encontro, o grupo vai definir uma agenda de atuação estratégica, com foco no fortalecimento da produção agropecuária.

Nesse contexto, serão apresentadas as ações propostas para o Semiárido, por meio do Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas. Na sequência, os gestores nordestinos debaterão as prioridades do Acordo de Cooperação entre o Sistema CNA/Senar e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). A iniciativa prevê a desburocratização na renegociações de dívidas dos produtores, além de questões ligadas a assistência técnica e aos programas do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste. 

Outra demanda da classe produtora é a formalização de um acordo de cooperação técnica com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).  A parceira deve contemplar ações voltadas para o controle biológico da cochonilha do carmim, para a mecanização da colheita da palma forrageira e ao registro de herbicidas para essa cultura. Na ocasião, será elaborada uma agende parlamentar para o setor na região, com encaminhamento do deputado Federal Júlio Cesar (PSD/PI). 

O presidente da Comissão Nordeste e da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (FAEPE), Pio Guerra, será o anfitrião do encontro. Segundo ele, os presidentes das federações buscam sistematizar suas prioridades para que possam ser trabalhadas conjuntamente, tanto na relação institucional entre Confederação, federações e sindicatos, como nas ações de politicas públicas e setoriais de facilitação ao desempenho da agropecuária regional.

O evento será realizado a partir das 10h, no Hotel Grand Mercure, em Boa Viagem. 

Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco- FAEPE

Veja também