Logo CNA

Expodireto Cotrijal: Espaço 90 Anos FARSUL relembra reivindicações históricas do meio rural
Farsul 90anos 0 00790300 1515009822

7 de março 2017
Por CNA

Porto Alegre/Rio Grande do Sul (07/03/2017) - O governador José Ivo Sartori inaugurou, nessa segunda-feira (06), o Espaço 90 Anos FARSUL, no estande do Sistema FARSUL, na Expodireto Cotrijal. A coletânea de fotos reúne a memória de importantes momentos de atuação política da entidade que completa 90 anos no dia 24 de maio.

Além de acontecimentos históricos, como o registro do 1º Congresso Rural no Teatro São Pedro, evento que marcou a criação da Farsul e contou com a presença do presidente do Rio Grande do Sul, Antonio Borges de Medeiros a mostra conta com fotos de eventos mais recentes, ainda na lembrança de muitos gaúchos.

Segundo Francisco Schardong, diretor Administrativo da FARSUL, “é possível ver como a história da Federação se mistura à história do Rio Grande do Sul rural: grandes movimentos reivindicatórios nasceram na Farsul. E a exposição dos 90 anos da entidade mostra o avanço em todos os sentidos do nosso setor. É uma história viva, cheia de episódios marcantes, onde o produtor rural sempre foi o grande protagonista deste acervo que será apresentado na Expodireto” - ressalta Schardong.

Entre as manifestações mais marcantes estão o Caminhonaço, de 1999, em que cerca de 15 mil produtores rurais ocuparam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para cobrar a renegociação de dívidas do setor agrícola. Em 2001, o protesto chegou à capital federal a cavalo: produtores rurais percorreram 1,8 mil quilômetros ao longo de 56 dias, montaram um acampamento farroupilha e acenderam a chama crioula em Brasília.

O esforço resultou em uma medida essencial para o campo: a securitização de dívidas agrícolas, que reestruturou o passivo. Outras questões importantes que marcaram a história da Farsul e o desenvolvimento do campo dizem respeito à proteção da propriedade privada frente a ameaças de invasões, apoio a novas tecnologias para aumento da produtividade no campo, como o uso dos transgênicos, defesa dos produtos nacionais contra a concorrência desleal de produtos estrangeiros e a redução da carga tributária que impacta o bolso do agricultor.

As ações resultaram em importantes conquistas ao longo dos 90 anos que fortaleceram a posição do produtor e reforçaram a importância da atividade para a economia do estado.
Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul - FARSUL
Fotos: Emerson Foguinho
www.farsul.org.br

Áreas de atuação