Logo CNA

CNA acompanha ministro da agricultura em defesa da agropecuária brasileira na Alemanha

18 de janeiro 2018
Por CNA

Brasília (18/01/2018) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) está na Alemanha acompanhando o 10º Fórum Global para a Alimentação e Agricultura (GFFA, sigla em inglês), que começou nesta quinta-feira (18) e segue até o dia 20 de janeiro, em Berlim.

A Superintendente de Relações Internacionais, Lígia Dutra, e o Superintendente Técnico, Bruno Lucchi, participaram do painel “Moldar o Futuro da produção animal de forma sustentável, responsável e produtiva”, no qual o ministro da Agricultura Blairo Maggi foi um dos palestrantes.

Blairo destacou as iniciativas que o Brasil vem desenvolvendo nos últimos anos para aumentar a sua produção de carne e grãos com sustentabilidade. O ministro ressaltou a importância do uso de novas tecnologias como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e a implantação do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC).

“O resultado desse esforço dos produtores rurais e da sociedade brasileira indica atualmente que mais de 66,3% do território brasileiro é coberto por vegetação nativa e mais de 20,5% do território nacional é preservado nas propriedades rurais”.

Blairo Maggi também afirmou que a imagem do Brasil no mercado internacional agropecuário enfrenta muita resistência e preconceito, fundamentados na falta de conhecimento da realidade brasileira. Para ele, fatos isolados e negativos muitas vezes são supervalorizados em detrimento de visão mais holística sobre o país.

“Campanhas mal-intencionadas de competidores ineficientes tentam denegrir a trajetória mais vitoriosa de um país tropical no mercado internacional agropecuário, historicamente dominado por países que não se encontram na área tropical do globo”.

O ministro finalizou a sua participação no painel dizendo que um dos principais desafios é manter a renda do produtor para que ele possa continuar investindo em tecnologias que aumentem a produtividade.

Segundo Bruno Lucchi, o vice-ministro da Agricultura da Alemanha, Peter Bleser, declarou que o Ministro Maggi trouxe uma mensagem esclarecedora sobre a pecuária brasileira, demonstrando que grande parte da discussão sobre o tema é cheia de preconceitos que precisarão ser combatidos.

Agenda paralela - Ontem (17), os representantes da CNA estiveram reunidos com membros da Associação dos Produtores da Alemanha (German Farmers Association). Hoje, o encontro foi com a Agenda Global para a Pecuária Sustentável (Global Agenda for Sustainable Livestock).

“Em alguns aspectos os produtores alemães passam por desafios similares aos do Brasil. Temas como bem-estar animal, uso de defensivos e comercialização são centrais para agricultura deles também”, afirmou Lígia.

Bruno Lucchi e Lígia Dutra (à esquerda) no encontro com a German Farmers Association

Em Bruxelas (Bélgica), os superintendentes da CNA terão uma reunião com o secretário-geral da União Europeia do Comércio de Gado e Carne (UECBV, sigla em inglês) e com a Organização dos Proprietários de Terras Europeus (ELO, sigla em inglês) nos próximos dias. O objetivo é debater alternativas para aumentar a cooperação e o comércio bilateral.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas