Protocolo de rastreabilidade com garantia da origem e transparência do manejo sanitário


O protocolo SISBRA, foi concebido dentro dos padrões internacionais que regulamentam a identificação animal por rádio frequência (ISO 11.784 e 11.785), estes padrões são acreditados pela Organização Internacional para Saúde Animal – OIE.

O software SISBRA facilita o manejo de animais pela utilização da numeração SISBOV do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA em dispositivo eletrônico e foi homologado pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária – CNA, de acordo com a Instrução Normativa– IN nº 06/2014 do MAPA.

A adesão ao protocolo SISBRA pelos pecuaristas é voluntária e proporciona aos frigoríficos, que utilizam este sistema, acesso a informações que garantem a origem e os manejos sanitários realizados nos animais. A transparência de informações aos consumidores será fornecida por meio de código QR, proporcionando experiências diferenciadas.

Aos produtores o software e hardware SISBRA, facilitam o cadastro do rebanho e a gestão de todos os eventos relevantes ao longo da vida do animal, possibilitando o controle do nascimento ao abate.

O protocolo SISBRA conta com time de profissionais Operadores de Rastreabilidade, que são treinados e credenciados para a implantação e suporte do sistema. A implantação do protocolo é realizada em cinco (5) etapas:

Primeira etapa: Adesão da fazenda ao SISBOV/MAPA para identificação de 100% dos animais;

Segunda etapa: Cadastro e adesão da fazenda no protocolo SISBRA em www.agritrac

e.com.br .

Terceira etapa: Criação de login e senha para acesso exclusivo ao sistema SISBRAWEB;

Quarta etapa: Envio de animais para frigoríficos credenciados pelo protocolo SISBRA.

Quinta etapa: Emissão pelo frigorífico de selo contendo QR Code que dá acesso às informações de origem e manejos sanitários nos cortes de carne para o consumidor final.

Todas as etapas do Protocolo têm como intuito final, promover o acompanhamento e registro de informações relevantes dos cortes de carne desde o nascimento do animal até a gôndola do supermercado, possibilitando informações precisas para os seus consumidores. 

Todos os processos são georreferenciados e ajudam na divulgação da preservação ambiental, garantindo a sustentabilidade do planeta.

Para adesão ao protocolo acesse www.agritrace.com.br

Para maiores informações, acesse www.sisbra.com.br.