PRADAM

Primeira parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia (PRADAM), dissemina práticas de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) na região amazônica. O SENAR desenvolve o PRADAM com outros dois parceiros: o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Embrapa.


O PRADAM mostra aos produtores que com tecnologias ABC é possível produzir em áreas já abertas e que não há
necessidade de avançar sobre as florestas para impulsionar a produtividade nas propriedades.

Estados beneficiados pelo PRADAM

Primeira etapa

No primeiro ano do PRADAM, em 2016, o SENAR mobilizou 1113 produtores para 11 eventos sobre as tecnologias sustentáveis para o Bioma Amazônia: Sistema Plantio Direto, Recuperação de Pastagens Degradadas, Florestas Plantadas e Sistemas Agroflorestais, dentre eles a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF).

O SENAR também foi responsável pela capacitação de 40 técnicos de assistência técnica pública e privada dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Maranhão nas tecnologias produtivas adaptadas ao Bioma Amazônia e em sua metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (AteG). Foram dois módulos de capacitação, um direcionado para as tecnologias Sistema Plantio Direto, Recuperação de Pastagens Degradadas, Florestas Plantadas e Sistemas Agroflorestais e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) realizado em parceria com a Embrapa – e outro na metodologia de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR e em Ferramentas Gerenciais.

Segunda etapa

Pelos resultados obtidos, o SENAR e parceiros foram convidados pela FAO a realizar uma segunda etapa do PRADAM, com as seguintes ações:

  • Seis Dias de Campo, com palestra e contato com a tecnologia desenvolvida na propriedade escolhida. Cada evento terá carga horária de até 8 horas.
  • Fornecimento de insumos para 6 Unidades de Referência Tecnológica – URTs de natureza pública, que desenvolvam pesquisa e/ou ensino sobre a temática do projeto e que estejam inseridas nos estados de atuação do PRADAM.
  • Seminário PRADAM, balanço e perspectivas, que será realizado em Brasília/DF, com foco nos resultados, recomendações, lições aprendidas, desafios e oportunidades para a melhoria da produtividade, renda e qualidade de vida nas propriedades rurais do Bioma Amazônia.

Mais projetos e Programas