PROGRAMA SENEPOL QUALITY ASSURANCE

O presente protocolo estabelece as regras e procedimentos que serão observados para embasar a rotulagem e/ou emissão da certificação oficial brasileira à carne de bovinos para identificação de raça SENEPOL para comercialização no mercado interno e/ou exportação.

É detentora deste protocolo a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol- ABCB Senepol, entidade sem fins lucrativos, registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Este protocolo tem aplicação em todo território nacional abrangendo:

  • produtores rurais e seus respectivos estabelecimentos rurais com explorações pecuárias de bovinos da raça SENEPOL e seus cruzamentos, independente do sistema de criação;
  • estabelecimentos de abate que processam esses animais, gerando produtos e subprodutos de origem animal;
  • estabelecimentos que industrializam carne oriunda de bovinos da raça SENEPOL para produção de quaisquer alimentos de origem animal.

Este protocolo visa atender aos requisitos necessários para a rotulagem de produtos no mercado interno e para exportação, respaldando processos posteriores a serem registrados para os distintos mercados que se aplique, garantindo que os produtos resultantes serão oriundos exclusivamente de:

  • Animais 100% rastreados segundo a legislação vigente;
  • Animais cuja composição racial mínima aceita é de 50% sangue SENEPOL;
  • Serão aceitos todos os tipos de pelagens predominantes no cruzamento que variam do vermelho intenso e suas tonalidades.
  • Carcaças com grau de acabamento mínimo de gordura mediana, conforme o sistema brasileiro de tipificação de carcaças;
  • Animais cujo sexo seja apenas machos castrados e fêmeas.
  • Animais cuja avaliação da cronologia dentária é de: machos castrados até dois dentes permanentes e fêmeas até quatro dentes permanentes.
  • O peso mínimo aceito das ½ carcarças quentes é de 13@ para fêmeas e 16@ para machos castrados.

 Como o produtor pode participar:
 
- Cadastre seu e-mail junto a unidade estadual de atenção zootécnica/Inspetoria Veterinária/unidade estadual de atenção a sanidade agropecuária/unidade veterinária local (UVL) ou escritório de atendimento a comunidade (EAC);
- Realize sua adesão ao PROGRAMA SENEPOL QUALITY ASSURANCE através do site da ABCB SENEPOL ou no botão abaixo:

- Envie seus animais para abate em um dos frigoríficos parceiros. Consulte a listagem dos frigoríficos parceiros do Programa Senepol Quality Assurance e clique no link:Lista de Unidades.png (Atualizada em 28/05/2019)

Acesse a página de frigoríficos autorizados para todos os Programas: Frigorificos