CONQUISTAS DO SISTEMA CNA PARA VOCÊ, PRODUTOR(A)

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Veja as conquistas mais recentes:
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
- As contribuições do Sistema CNA/Senar para a qualidade de vida no campo tem despertado o interesse de governo de outros países. De olho em oportunidades de parcerias lá fora, a Superintendência de Relações Internacionais (SRI) elaborou uma carteira de projetos que já colheram bons resultados no Brasil e que podem ser adaptados ao meio rural em outros países. É o portfólio de cooperação internacional. Na prática, serve como cartão de visita para atrair recursos do exterior para mais projetos de assistência técnica e promoção social dos agricultores no Brasil.
PROMOÇÃO DE IMAGEM
- Os Seminários de Comércio Exterior da Rede InterAgro aproximaram 234 produtores do comércio internacional. Nesses eventos, a CNA levou técnicos do Ministério de Comércio Exterior (MDIC), da Agência de Promoção de Exportações (Apex-Brasil) e de associações setoriais (como a Abrafrutas) para apresentar as oportunidades do comércio exterior aos produtores rurais. Foram trabalhados os setores de banana, hortaliças e alimentos processados, em Barreiras (BA), Holambra (SP) e Esteio (RS). Como resultado, os produtores receberam mais informações sobre como exportar e se aproximam dessa realidade.
- A Rede InterAgro ainda apoia diretamente as exportações de flores e hortaliças. Em novembro, o projeto (realizado pela CNA e pela Apex-Brasil) levará compradores argentinos, uruguaios, chilenos, norte-americanos e holandeses a Holambra (SP) e Fortaleza (CE), para conhecerem os produtores de flores e plantas ornamentais dessas regiões. A expectativa é gerar até US$ 10 milhões em negócios no próximo ano. Já para hortaliças, a CNA e a Apex-Brasil têm investido na exportação indireta para mercados como o Oriente Médio. A Rede InterAgro tem contribuído para dar aos produtores novas oportunidades de comercializar seus produtos.
- A CNA ainda defende a imagem da produção brasileira no exterior. Em maio, uma comitiva da CNA apresentou a jornalistas europeus os altos padrões de sanidade e sustentabilidade da nossa pecuária. O grupo ainda se reuniu com a liderança dos fazendeiros franceses para propor uma atuação conjunta contra campanhas que mentem sobre a realidade do campo. Tudo isso aconteceu paralelamente à 86ª Sessão Geral da OIE, quando todo o território brasileiro foi reconhecido como livre de febre aftosa. O fortalecimento de nossa imagem contribui para abrir mercados, expandir a demanda por carnes brasileiras e, com isso, para ampliar o preço pago ao produtor.
- A CNA reconhece a importância das mulheres para os empreendimentos rurais. Por isso, levamos 8 compradores internacionais e 2 trades para o Congresso Nacional das Mulheres no Agronegócio (CNMA). Ali, esses clientes em potencial conversaram com 19 produtoras ou líderes de empreendimentos rurais de cafés especiais, mel e frutas. Esse projeto, realizado junto à Apex-Brasil, tem como objetivo dar novas oportunidades de comercialização a empreendedoras rurais.
- A CNA defendeu a imagem da agropecuária brasileira para o público urbano nacional e internacional. Por meio de um quiz interativo 769 participantes da 11ª Conferência Ministerial da OMC e do 8º Fórum Mundial da Água puderam saber mais sobre três importantes temas para a produção agropecuária – uso da terra, uso de defensivos agrícolas e preservação ambiental nas propriedades rurais Além de desmitificar algumas questões sobre a agricultura brasileira, a ação permitiu verificar a percepção do público sobre a produção agropecuária ao redor do mundo.
- O Programa de Intercâmbio AgroBrazil apresentou a realidade da agropecuária brasileira, especialmente da produção de café, para adidos agrícolas da Coréia do Sul, México, França, Holanda e Tailândia.
NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS
- Criação da Aliança AgroBrazil – O grupo conta com a participação de 35 entidades setoriais para defesa dos interesses do Agro nas negociações internacionais que o Brasil está engajado. O objetivo é coordenar ações de abertura comercial para produtos agropecuários via firmamento de acordos. Com a criação da Aliança AgroBrazil o produtor rural agora tem um canal direto com o governo para direcionar a conquista de novos mercados e influenciar a política de comércio exterior do país.
- Negociação do acordo com a União Europeia – A CNA tem atuado fortemente para que os temas do Agro sejam prioritários no acordo que está sendo negociado com os europeus. Como resultado, o Brasil poderá exportar mais carnes, frutas, café, açúcar, etanol, dentre outros produtos. Para o produtor, o acordo é de grande importância, pois a Europa é um mercado com 500 milhões de consumidores de alta renda, o que significa acesso privilegiado para os produtos brasileiros e ganho em escala para o produtor rural.
- Negociações com a Coreia do Sul – É de suma importância que o Brasil garanta acesso preferencial para os seus produtos agropecuários e a Ásia é o nosso grande mercado. Com isso em mente, a CNA pressionou o governo brasileiro a lançar negociações com a Coreia do Sul em janeiro de 2018. Esse acordo pode resultar no aumento de mais de 10 bilhões de dólares em exportações do Agro, com benefícios diretos para o produtor de grãos, frutas, carnes, algodão, lácteos e muitos outros produtos.
- Negociações sanitárias e fitossanitárias – A CNA atua junto a seus principais compradores para diminuir barreiras comerciais e permitir o acesso dos produtos brasileiros no mercado global. Para isso subsidia e pressiona o governo nos temas interesse dos seus produtores em distintos mercados. Essas ações resultaram na abertura para a manga brasileira na Coreia do Sul e na África do Sul, no avanço da abertura do mercado chinês para o nosso melão, que deverá ser concretizada até o final do ano de 2018, no acesso do mel à Arábia Saudita e na importante abertura do mercado da Índia para a carne suína brasileira.
- Defesa da imagem do Agro no exterior – A CNA realizou diversas ações para levar conhecimento e informação sobre a produção agropecuária brasileira aos mercados internacionais. Essa atuação é fundamental para que o Agro brasileiro seja bem visto e demandado e resulta no aumento das nossas exportações. Mais além, com a imagem fortalecida, o produto brasileiro vale mais no mercado global e gera maiores retornos ao produtor rural em termos de preço e renda.
INTELIGÊNCIA COMERCIAL
- Mais clientes no exterior, mais renda aos agricultores no Brasil. É com essa perspectiva que a CNA desenvolve ações para reduzir a distância entre o campo e o comércio internacional. E aumentar as vendas de produtos lácteos está entre as metas da Confederação no exterior. Por isso, a CNA liderou missão comercial de produtores rurais e de representantes de laticínios para a China. A ideia é aproveitar o aumento do consumo das famílias chinesas para promover as marcas brasileiras, e aumentar os negócios dos produtores de leite aqui.
COMISSÃO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CNMA
Validação do Novo Código Florestal Brasileiro.
A CNA na condição de amicus curiae, nas ações diretas de inconstitucionalidade, foi parte vencedora nos julgamentos referentes à alguns artigos da Lei 12.651/12 (Novo Código Florestal) que poderiam impactar fortemente o agronegócio brasileiro.
Ao fim do julgamento, em sua maior parte, o código foi declarado constitucional sendo reconhecidos inconstitucionais os pontos que se seguem: 1) .Manutenção da recuperação ambiental, independente do pagamento das multas, através do PRA deverão ser mantidas, não podendo ser consideradas para conversão; 2) A Cota de Reserva Ambiental não poderá ser aplicada fora da microbacia; 3) Manutenção do tratamento diferenciado para pequenas propriedades, terras indígenas e comunidades tradicionais; 4) Manutenção da metragem de APPs de nascentes.
COMISSÃO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO - CNI
Participação destacada do setor agropecuário no 8º Fórum Mundial da Água demonstrando ao mundo a sustentabilidade do uso da água no setor rural brasileiro.
A participação efetiva da CNA no Fórum reforçou a posição de liderança da Confederação da Agricultura como representante maior da agricultura irrigada no Brasil. Entendemos importante a ação agregadora junto ao sistema federativo e também as associações de produtores que tenham maior relação como tema, como as associações de irrigantes.
A ação desenvolvida obteve eco mundial, através do reconhecimento das ações desenvolvidas em prol do bom uso da água, atingindo os representado desta Confederação, os correspondentes e pares internacionais, as mídias internas e externas, além de governos e mercados.
O reconhecimento interno foi formalizados por todas instituições parceiras que constataram grande visibilidade internacional.
Durante o Fórum foram mostradas realidades da utilização de água em todo o globo. E o setor agropecuário brasileiro teve a oportunidade de mostrar a importância e relevância para a sustentabilidade mundial. Demonstramos a forma sustentável de utilização da água e a importância que essa utilização terá para o crescimento local e mundial nos próximos 30 anos.
COMISSÃO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO NORTE - CNDRN
Conquista da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais da CNA:
- Aumento de R$ 1 bilhão nos recursos destinados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF),
- Ampliação do limite de renda para os empreendedores familiares rurais no PRONAF (de R$ 360 mil para R$ 415 mil), e
- Redução das taxas de juros do PRONAF no recente Plano Safra da Agricultura Familiar 2018/2019.
Conquista da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura
- Inclusão de obras prioritárias de infraestrutura e logística para o escoamento de produtos do agronegócio no Plano Nacional de Logística (PNL); e
- Suspensão da vistoria dos sistemas de segurança em caminhão basculante (redução de custos e isenção de penalidades e multas ao produtor).
POLÍTICA AGRÍCOLA
- Plano Agrícola e Pecuária 2018/2019 bastante aderente às propostas apresentadas pela CNA, priorizando os programas de investimento para construção de armazéns, adequação das propriedades à legislação ambiental e incorporação de inovações tecnológicas nas propriedades rurais.
- Manutenção de taxa de juros prefixada para os financiamentos rurais contratados com recursos dos fundos constitucionais de financiamento.
- Exclusão da cobrança de tarifa para análise de viabilidade econômico-financeira de operações de crédito rural com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento da Região Norte (FNO).
- Abertura do mercado da África do Sul para a manga brasileira
- Fim do imposto de importação do couro bovino.
- Derrubada da decisão que suspendia o uso de glifosato no Brasil
- Publicação da instrução normativa que permite a mistura em tanque de defensivos agrícolas.
- Assinatura do termo de cooperação entre o sistema CNA e o banco do Nordeste
- Assinatura do acordo de cooperação entre CNA, SENAR e o Banco da Amazônia.
- A CNA PEDIU URGÊNCIA NO JULGAMENTO DA LIMINAR PARA SUSPEDER O TABELAMENTO DO FRETE. UM ESTUDO MOSTRA O IMPACTO DO TABELAMENTO NO PREÇO DA CESTA BÁSICA.
- Auxílio na elaboração do PLANO NACIONAL DE FEIJÃO E PULSES lançado pelo Ministério da Agricultura.
- Auxílio na elaboração do PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO PARA FRUTICULTURA
- O governo atendeu demanda da CNA e sancionou a lei produtos artesanais agora esses alimentos podem ser comercializados em todo país;
- Prorrogação simplificada das parcelas de financiamento vencidas e vincendas em 2018 pelo Banco do Brasil para as atividades de bovinocultura, avicultura e suinocultura em função da crise desses setores.
- Manutenção de alíquota de 0% para importação de defensivos agrícolas - Desde 2016 a CNA tem trabalhado pela manutenção de seis defensivos agrícolas formulados (Clorpirifós, Fipronil, Imidacloprido, Metomil, Carbedazim e Tebutiurom) na Lista de Exceção da Tarifa Externa Comum (Letec) com alíquota de 0%.
- Ampliação do prazo de disponibilização dos recursos do Funcafé- a CNA solicitou que os recursos do Funcafé fossem disponibilizados durante todo o ano. A partir do plano safra 2018/2019 os recursos para financiamento da cadeia produtiva do café estarão disponíveis de 1º de julho a 30 de junho do ano subsequente.
- Alteração da remuneração do Funcafé e do spread bancário- a CNA solicitou que fosse fixada a remuneração do Funcafé e não do agente financeiro. A alteração ocorreu para a safra 2018/2019, com isso o Fundo será remunerado em 4% e o agente financeiro será remunerado pela diferença entre a taxa de juros e a remuneração do Fundo, podendo oferecer descontos para que o tomador pague um juro inferior a taxa definida para o período (Res. BC 4.666/2018).
- Apoio à comercialização de arroz - a CNA solicitou ao MAPA a realização de leilões de PEP e PEPRO para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pois a boa produção e o aumento das importações dos países do Mercosul pressionaram os preços do cereal. Foram realizados quatro leilões em que foram negociadas 400 mil toneladas, atendendo assim a demanda dos produtores de ambos estados.