AgroUp

O AGROUP é uma Rede Nacional de Inovação para o Agronegócios que está sendo executado em cinco estados brasileiros (Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia e Minas Gerais), um em cada região, conectando os diversos atores e parceiros, inteligência analítica, criativa e visão empreendedora, para contribuir ativamente com a transformação tecnológica no campo, por meio da identificação das reais necessidades dos produtores rurais e da busca de soluções.

A inovação tecnológica é considerada uma das melhores alternativas para dar suporte à expansão do agronegócio. Nesse contexto, os domínios do conhecimento e da informação passam a ser variáveis fundamentais na determinação do poder nas relações comerciais, já que os avanços científicos possibilitam incrementos nas mudanças tecnológicas.

O AGROUP é uma Rede Nacional com presença global de tecnologia para o campo, na ótica do produtor rural, que identifica e resolve localmente problemas brasileiros apontados por produtores rurais em parceria com a SOFTEX.

O projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de redes junto a produtores rurais, visando levantar problemas e mapear possíveis primeiros adotantes de tecnologia e conectando ao mercado de inovação.

As ações estão sendo realizadas sob coordenação do SENAR Central, Administrações Regionais da Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e Rio Grande do Sul e a SOFTEX.

 Senar e Embrapa debatem ações de inovação para o agro
Senar capacita técnicos que vão atuar na Rede de Inovação
 - Senar lança Rede de Inovação para Agricultura e Pecuária
 
Sistema CNA/Senar fecha parceria para desenvolvimento da agropecuária digital no País
 - Inova.Farm LEM premia equipes com melhores ideias para o agro nao Bahia
 - Inova Farm Lem premia melhores soluções para a agropecuária da região Oeste da Bahia

Modelo similar ao DESIGN SPRINT. Facilitadores e mentores da região. Visita à fazendas. Uma maratona de 54h de imersão para construir projetos e pensar diferente o universo propondo soluções inovadoras para problemas do campo. 

I Hackathon AgroUp MG – ocorre em Santa Rita do Sapucaí, em parceria com o Núcleo de Empreendedorismo do INATEL.
OBJETIVO: buscar soluções para alguns desafios reais da cadeia do leite.
25 a 27 de outubro em Santa Rita do Sapucaí (MG)

Hackathon dentro do Éagro,  primeira Feira de Inovação e Tecnologia Agropecuária, que tem como missão trazer para o estado o que há de mais novo no agro. O evento, com entrada gratuita, vai apresentar ao homem do campo, seja ele pequeno, médio ou grande produtor, tecnologias modernas e acessíveis, que são capazes de transformar o setor produtivo.
OBJETIVO: buscar soluções para alguns desafios reas da cadeia produtiva da bovinocultura de corte. 
08 a 10 de novembro em Vitória da Conquista (BA)

II Hackathon AgroUp MG - Workshop de cultura empreendedora na SIC (Sistema Internacional do Café) - Belo Horizonte.
OBJETIVO: buscar soluções para alguns desafios reais da cadeia do café.
20 a 22 de novembro em Belo Horizonte (MG)