Logo CNA

Workshop vai debater Agricultura e Irrigação de Precisão em Luís Eduardo Magalhães
Wcf7 6773 3 0 958024002015150611751

SENAR Brasil participa do evento promovido pela Comissão Nacional de Agricultura de Precisão do MAPA e pela Associação de Produtores Irrigantes da Bahia (aiba)

5 de maio 2016
Por Senar

Um momento para nivelar conceitos e conhecimentos sobre agricultura e irrigação de precisão com a presença de especialistas e produtores da área. Esse será o Worshop Agricultura e Irrigação de Precisão, promovido pela Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Associação de Produtores Irrigantes da Bahia (aiba) no próximo dia 25 de maio, em Luís Eduardo Magalhães. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) tem cadeira permanente na Comissão e vai participar do evento.

“Um dos grandes temas da atualidade que é estabelecido como estratégia de crescimento do Agro é a profissionalização da Agricultura. É preciso, cada vez mais, a adoção de tecnologias produtivas e de manejo que busquem a exatidão. Assim como na utilização correta de insumos na agricultura de precisão, a irrigação de precisão também busca a profissionalização do produtor na hora de utilizar a água como recurso na produção de alimentos de maneira sustentável e segura”, acredita o coordenador do Programa Nacional de Agricultura de Precisão do SENAR, Rafael Diego Nascimento da Costa. Segundo ele, o SENAR tem buscado em parceiros e eventos como esse informações relevantes que possam auxiliar o produtor rural na absorção correta dessas tecnologias, através das ações de capacitações que o SENAR realiza em todo País.

O workshop será dividido em dois momentos. O período da manhã ficará destinado à Irrigação de Precisão, com palestras sobre aprimoramento e desenvolvimento sustentável do setor, gestão da irrigação, novas tecnologias e ferramentas para o melhor uso da água, regularização ambiental e planos agrícola e de irrigação. O especialista moderador dos debates será o professor doutor Antônio Luís Santi, da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

À tarde, voltada à Agricultura de Precisão, os participantes vão poder conferir palestras sobre os assuntos manejo de precisão, estratégias para altas produtividades, soluções integradas na agricultura de precisão, uso de drones e soluções para coleta de dados. O condutor do debate será Demetrios Christofidis, coordenador geral de Irrigação e Estratégias contra a Seca do MAPA.

A intenção das entidades organizadoras é promover conhecimentos, mas também identificar potencialidades e novas cooperações técnicas para o setor. As vagas para participar do workshop são limitadas. Quem tiver interesse em se inscrever deve ligar para (77) 3613-8011 ou enviar um e-mail para aiba@aiba.org.br .

Saiba mais sobre as ações voltadas para a agricultura de precisão promovidas pelo SENAR acessando o blog do programa: www.senar.org.br/agricultura-precisao .

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br

Matérias Relacionadas