Logo CNA

Várias vozes em defesa do Sistema “S”
End2872 0 564393002015150611661

SENAR participou nesta quarta-feira (1°), na Câmara dos Deputados, do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Sistema "S"

1 de junho 2016
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) participou nesta quarta-feira (1º) do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Sistema “S”, durante café da manhã no Restaurante Escola Senac Gastronomia, no Anexo IV da Câmara dos Deputados, em Brasília. A frente, criada a partir do requerimento 363/2015 de autoria do deputado Major Rocha (PSDB-AC), conta com a participação de 246 parlamentares, entre deputados e senadores.

“Entre as entidades do Sistema S, o SENAR é uma das mais jovens, mas está demonstrando toda sua atuação, capacitando anualmente milhões de brasileiros do campo e agora também assistindo propriedades rurais com Assistência Técnica e Gerencial. No último ano, capacitamos cerca de três milhões de produtores e trabalhadores rurais e já estamos atendendo mais de 30 mil propriedades com ATeG”, comentou o chefe de gabinete da Secretaria Executiva do SENAR, Mansueto Lunardi, que representou a entidade no evento.

Segundo Lunardi, o SENAR contribui com o setor produtivo, à medida que devolve ao setor, em formação profissional, a arrecadação que é feita sistematicamente. “O SENAR vai agir, junto com as demais entidades do Sistema “S”, para garantir que essa arrecadação sempre volte em forma de treinamentos para o setor produtivo.”

A Frente Parlamentar pretende buscar a valorização e a manutenção do trabalho promovido pelas entidades que compõe o Sistema “S”. Os parlamentares querem garantir que não ocorra a redução na arrecadação destinada ao Sistema, além de garantir o aumento de verbas para o setor. “O trabalho da frente vai além da defesa do Sistema. Ela surge num momento crucial para o País, que enfrenta uma grave crise política e econômica, e ninguém melhor que o Sistema “S” para inspirar o crescimento e a reconstrução do País. A Frente se transforma, a partir de agora, no canal direto entre o Sistema e o Parlamento, e com certeza irá contribuir muito com a construção do Brasil”, acredita o deputado Major Rocha, autor do requerimento e presidente da Frente Parlamentar.

Da esquerda para direita, Eliziane Carvalho, chefe-adjunta do Dep. Jurídico do SENAR, Matheus Ferreira, coordenador da ATeG SENAR, Mansueto Lunardi, chefe de gabinete do SENAR, e deputado Major Rocha, presidente da Frente Parlamentar.

O grupo de parlamentares vai coordenar, juntamente com as entidades do Sistema “S”, uma pauta propositiva para ser trabalhada ao longo do tempo pelos integrantes da Frente. As entidades já começarão a se reunir para elencar as matérias prioritárias e apresentar pauta ao presidente e aos parlamentares membros.

O café da manhã servido no Restaurante Escola Senac Gastronomia foi mais uma parceria do Senac com o SENAR, por meio do projeto Do Rural à Mesa. A iniciativa prevê a aquisição de hortaliças e frutas produzidas por um grupo de produtores rurais de Alexânia (GO), atendidos pela ATeG do SENAR. O Senac adquire estes alimentos para serem utilizados nas refeições preparadas em 10 restaurantes-escola que a entidade mantém na Capital Federal. Entre os benefícios do programa estão aumento da rentabilidade para os produtores com a venda direta e sem “atravessadores”, uso correto de defensivos agrícolas e fornecimento de alimentos com maior qualidade e segurança para os consumidores, entre outros.

“As muitas iniciativas conduzidas pelas entidades do Sistema “S” credenciam a criação desta Frente Parlamentar, e uma delas foi vista nesse café da manhã. De um lado a assistência técnica aos produtores rurais e do outro a capacitação dos alunos de gastronomia. O projeto Do Rural à Mesa evidencia o grande potencial de atendimento do Sistema ‘S’”, comemora o coordenador nacional de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR (ATeG), Matheus Ferreira.

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br
Fotos: Wenderson Araújo