Logo CNA

Vencedores do CNA Jovem fazem imersão na produção agropecuária do Pará
CNA Jovem etapa Para1

Comitiva ainda passará por Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Distrito Federal

30 de junho 2022
Por Senar

Brasília (30/06/2022) – Os vencedores do CNA Jovem seguem uma agenda intensa pelas cinco regiões brasileiras. A comitiva esteve no estado do Pará entre os dias 26 e 29 de junho, onde teve a oportunidade de conhecer a produção de cacau para fabricação de chocolate artesanal, e o processo de produção e beneficiamento de açaí e citrus.

A missão técnica que já passou pela Bahia, Minas Gerais e ainda passará por Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, é a premiação pelo desempenho dos jovens no programa de desenvolvimento de novas lideranças do Sistema CNA/Senar.

Em Belém, a comitiva foi recepcionada por integrantes da Rede CNA Jovem Pará no domingo (26). Logo em seguida partiu para a Ilha do Combú para conhecer a gastronomia da região e alguns pontos turísticos, como a produção de cacau de várzea da Dona Nena, que dá origem ao famoso brigadeiro da floresta e uma variedade de chocolate artesanais. A empreendedora também promove o turismo rural.

Na segunda (27), os jovens estiveram no Palácio da Agricultura, sede do Sistema Faepa-PA, onde foram recebidos presidente da entidade, Carlos Xavier, pelo superintendente do Senar/PA, Walter Cardoso, pelo presidente do Faepa Jovem, Edvaldo Júnior, e pelos participantes do CNA Jovem Estadual de edições anteriores.

“Tivemos um debate muito interessante sobre a conjuntura política econômica e os efeitos sobre a agropecuária brasileira. Com base nisto buscamos alinhar ações com a inclusão dos jovens para contribuir no processo político de mobilização e fortalecimento de projetos que visualizam um maior posicionamento e divulgação da importância e relevância do agro brasileiro”, destacou Caio Vasconcelos.

Eles conheceram o Programa ProPará, que auxilia produtores no investimento em diferentes cadeias produtivas para aumentar a eficiência econômica e profissionalização de mão de obra.

A visita ao Pará foi considerada uma imersão na cultura e produção de alimentos na avaliação da comitiva.

“O estado é rico por natureza e uma potência em produção de alimentos. Líder na produção nacional de açaí, abacaxi, cacau, dendê, mandioca e pimenta do reino.. E só deu pra sentir um gostinho do potencial desse estado que é tão rico naturalmente e culturalmente”, destacou a coordenadora nacional do CNA Jovem, Fernanda Jackeline Nonato.

Inovação e empreendedorismo na produção e beneficiamento de frutas

A agroindústria de açaí Amazon Polpas foi outro local visitado. Diariamente são processados em torno de 25 mil ton/dia destinados ao mercado interno e exportação, Desse total, 95% é açaí da região do Pará e os outros 5% polpas de frutas como maracujá, goiaba, graviola, com certificação específica que comprovam a qualidade e originalidade do produto.

O empreendimento é responsável por 220 empregos diretos na cidade de Castanhal.

Na terça (28), a missão técnica esteve na Citropar Agropecuária no município de Capitão Poço a cerca de 220 km de Belém. Na propriedade são cultivadas quatro 4 variedades de laranja e duas de limão, destinados à exportação.

A propriedade possui uma média de 250 funcionários e no período de safra esse número sobre para 800. Na unidade de beneficiamento os frutos dão origem a suco, óleos essenciais para produtos de beleza e alimentação, óleos para desinfetante em fábricas de medicamentos e repelentes naturais. O bagaço é aproveitado para alimentação animal.

O grupo seguiu na quarta (29) para Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Confira a agenda nos próximos dias:

Mato Grosso do Sul

Na região Centro-Oeste, eles foram recepcionados pela diretoria do Sistema Famasul/Senar-MS. De lá seguem para conhecer a Fazenda Sapé, em Maracaju, reconhecida pela pecuária sustentável. A programação inclui ainda um tour pelo Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte em Campo Grande.

Rio Grande do Sul

No estado, eles visitam a Farsul, em Porto Alegre. A comitiva também fará visitas guiadas por vinícolas na região de Flores da Cunha Bento Gonçalves, tradicionalmente conhecido pela produção de uvas e vinhos premiados.

Distrito Federal

No encerramento da missão técnica, a comitiva desembarca em Brasília para uma visita à sede do Sistema CNA/Senar e uma agenda com os diretores da instituição no dia 5 de julho.

Saiba Mais

Vencedores do CNA Jovem fazem missão técnica pelo Brasil

Vencedores do CNA Jovem conhecem potencial da produção de alimentos no oeste baiano

Em Minas Gerais, missão do CNA Jovem conhece produção de queijo e café

Assessoria de Comunicação CNA

Fotos: Arquivo pessoal

Telefone: (61) 2109-1421/4135/1447
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas