Logo CNA

Vai começar o Mutirão Rural em Mato Grosso
Senar mto 0 72311000 1515060953

O programa do SENAR leva serviços de saúde e de cidadania para as comunidades rurais

19 de abril 2017
Por Senar

O primeiro evento do Mutirão Rural de 2017 do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT) será realizado na próxima segunda-feira (24/04), em Cáceres. Ainda em abril, a caravana passará por Jauru, Vila Bela da Santíssima Trindade e Pontes e Lacerda.

O programa leva os mais variados tipos de serviços para a comunidades rurais mato-grossenses. Ao todo serão ofertados aproximadamente 30 serviços incluindo atendimento médico e odontológico, triagem de enfermagem, exame de vista e entrega de óculos de grau. Este ano, o Mutirão Rural também leva serviços de saúde, como a realização de exames de prevenção aos cânceres de próstata e colo do útero.

Mas não é só isso, ainda terá palestras orientativas sobre diversos assuntos e gincana esportiva. Ao longo do dia também acontecem oficinas de pintura facial, auto maquiagem e a do "Jogo Limpo - Combata o Aedes Aegypti", que tem o objetivo de orientar para o combate ao mosquito que transmite a dengue e outras doenças. Há também atividades como corte de cabelo, plastificação de documentos, fotografia 3X4, emissão de CPF e 2º via de certidões, dentre outros.

Além disso, são realizadas oficinas e palestras técnicas ministradas por instrutores credenciados junto ao SENAR/MT. Estão previstas ações para os setores de manutenção de tratores agrícolas, de planejamento e aproveitamento de alimentos e de pintura em tecido.

A infraestrutura para a realização do projeto conta com uma Unidade Móvel de Saúde, onde são realizados os atendimentos médicos e odontológicos. Além disso, a caravana ainda é composta por um ônibus com capacidade para transportar 40 pessoas e um veículo de apoio.

Um dos programas mais antigos do SENAR/MT, o Mutirão Rural, criado em 1996, tem o propósito de garantir cidadania a quem vive na zona rural por meio do acesso às ações e aos atendimentos em comunidades mais remotas de Mato Grosso. Somente em 2016, entre fevereiro e julho, foram realizados 52 mutirões em comunidades de 49 municípios em todas as regiões do Estado, contabilizando um total de 14.856 atendimentos.

PROGRAMAÇÃO – ABRIL
Segunda-feira (24) - Cáceres (Comunidade Clarinópolis)
Quarta-feira (26) - Jauru (Comunidade Lucialva)
Quinta-feira (27) - Pontes e Lacerda (Gleba Pecuária)
Sábado (29) - Vila Bela da Santíssima (Comunidade Palmarito)

Assessoria de Comunicação do SENAR/MT
www.senarmt.org.br