Logo CNA

V Encontro de Entidades Cooperadas reúne 47 participantes em Sete Lagoas
20160418164958 fileid encontro sl grupo interna 0 112743002015150611921

Uma das propostas do evento deste ano é melhorar a parceria entre SENAR Minas, entidade cooperada e mobilizador

19 de abril 2016
Por Senar

Parceria e comprometimento foram as palavras-chave do V Encontro de Entidades Cooperadas, que reuniu 47 participantes em Sete Lagoas. Em sua apresentação, o superintendente do SENAR Minas, Antônio do Carmo Neves, disse que uma das propostas do evento deste ano é melhorar a parceria entre o SENAR, entidade cooperada e mobilizador.

Ele pontuou que o bom trabalho realizado em Minas Gerais tornou a instituição referência para o SENAR, mas que ainda é possível fazer mais. “Quando a coisa está ruim, qualquer mudança promove melhoria. Mas quando você já tem um nível muito bom, é necessário um esforço maior. Temos que ter zelo pelo recurso do produtor para melhorar a sua condição de vida e trabalho, e isso voltar para o agronegócio”, enfatizou Neves.

Como o comprometimento do presidente do sindicato está diretamente ligado à qualidade e efetividade do trabalho do SENAR Minas no município, o superintendente destacou a importância do planejamento participativo, onde as entidades definem a prioridade de produtos e áreas de treinamento com base nas necessidades das famílias rurais.

A atenção e o cuidado ao cumprimento das normas estabelecidas nos manuais de procedimentos também foram colocadas em discussão. Neves lembrou que todos os processos para a realização dos treinamentos e acompanhamento dos resultados foram fundamentados para assegurar que os recursos tenham a melhor aplicação e para que realmente impactem no desenvolvimento do agronegócio, no caso da Formação Profissional Rural, e na qualidade de vida das famílias, área de responsabilidade da Promoção Social.

Já a assessora pedagógica Mírian Rocha trabalhou junto aos mobilizadores os pontos destacados nas supervisões que requerem melhorias. “Reforçando o que foi dito pelo Dr. Antônio, nossa maior demanda é em relação ao cumprimento das normas de mobilização e empenho para atender as proposições de melhoria contínua levantadas pelos supervisores.”

Na avaliação da mobilizadora de Sete Lagoas Tatiane Cristelli, o encontro é positivo para todos os envolvidos. “Penso que é importante tanto para nós, que estamos na mobilização, quanto para o SENAR porque aqui são repassadas todas as dificuldades que temos no dia a dia e, em contrapartida, eles nos passam quais são as nossas falhas. Em resumo, é uma troca de experiências muito boa porque conseguimos alinhar a forma mais correta para favorecer o trabalho de cada um de nós.”

De olho em 2017

O assessor de Planejamento Celso Furtado Júnior iniciou com os participantes o processo de indicação de eventos para o próximo ano, destacando que “o ponto principal é a participação das entidades cooperadas, dos presidentes e mobilizadores na elaboração dessa planilha.” “O que eu percebo é uma arrancada em termos de um comprometimento maior não só com a quantidade de eventos, mas com a sua qualidade em função da questão do mercado de trabalho e da necessidade das comunidades rurais”, considera.

Balanço

O gerente regional de Sete Lagoas, Robinson Paulitsch, avalia que os encontros têm contribuído para uma assertiva maior da programação que os cooperados estão se propondo a fazer e do que eles realmente estão fazendo, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. “Mesmo tendo sido reduzido o número de entidades cooperadas da nossa regional, percebemos que os que permanecem são realmente os mais interessados. A decisão do nosso superintendente em fazer essas reuniões anuais com todos os cooperados foi muito acertada e estamos colhendo os bons frutos dessa iniciativa.”

Prova disso é o aumento no número de treinamentos realizados pelo SENAR Minas. Em 2010, ano do primeiro encontro, foram realizadas 7.083 capacitações e em 2015 12.427, totalizando um crescimento de 75%.

Ângelo Augusto de Souza, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo, elogiou o evento. “Os encontros têm uma relevância toda especial para os sindicatos porque eles nos dão ideia da amplitude do atendimento realizado e nos permitem também expressar alguma coisa que acrescente ou melhore este atendimento. Saímos daqui mais motivados e realizados.”

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas