Logo CNA

Um pé no chão e outro nos sonhos
Caso de sucesso 2 0 334679002015150611991

Para jovem de Mambaí os estudos representam melhoria e esperança de um caminho melhor

7 de abril 2016
Por Senar

O pensador e filósofo chinês Confúcio assim disse: “transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha”. Os punhados de terra citados por Confúcio tornam-se no campo o acordar cedo, o cuidado com a propriedade e tantas outras práticas. Não obstante, a busca pelo conhecimento serve como um dos vários caminhos disponíveis à pessoa que busca mudanças positivas em sua vida. Mas o que ocorre quando o campo e a busca pelo conhecimento se unem? Uma das respostas está em Mambaí, cidade localizada a cerca de 530km de Goiânia, onde Odemir Joaquim da Costa, de 27 anos, vive com um pé no chão e outro nos sonhos desde que fez o Treinamento em Ovinocultura de Corte, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (SENAR Goiás), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Do jogo de palavras e reflexões, Confúcio foi capaz de resumir a busca pelo sonho como resultado de um processo ininterrupto de lutas, obstáculos e desafios que devem ser enfrentados todos os dias. No momento atual, a reflexão do filósofo ainda é capaz de caracterizar a grande busca do ser humano pelo sucesso e seu lugar ao sol. Em Mambaí, Odemir sabe bem o que representam as palavras do filósofo. Filho de pequenos produtores rurais, Odemir havia terminado apenas o Ensino Médio e vivia com dificuldade, quando então conheceu o trabalho do SENAR Goiás por meio de indicação de amigos.

Até então, trabalhava apenas na fazenda dos pais, Matilde e Adinil da Costa, com a criação de gado e cultivo de milho, feijão e outras culturas para consumo próprio e manutenção da renda. Hoje, o mambaiense acredita na educação e nos estudos como principais ferramentas para melhora das condições gerais, tanto no meio rural quanto urbano. Ele conta que com o treinamento os caminhos se abriram em relação às oportunidades de emprego. No ano passado, ele pôde aprofundar, ainda mais, sua zona de conhecimento sobre produção e animais ao ingressar na fábrica da Leitíssimo, uma empresa de destaque nacional em relação à sua forma de produção tradicional de leite.

“Tive a oportunidade de aplicar um pouco dos métodos e atividades que aprendi no treinamento realizado em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de Mambaí”, diz. A refletida citada por Confúcio, se depender de Odemir, será maior a cada dia. Já que, alguns de seus próximos objetivos, que é produzir ovinos na fazenda do pai, além de trabalhar com confinamento de aves, contribuirão para o crescimento de sua montanha de sonhos e realizações pessoais.

Para Odemir o treinamento, além de servir como forma de adquirir conhecimento e experiência com raças, sanidade, tipos de pastagem e verminoses de ovinos, foi capaz de amplificar suas perspectivas profissionais. Atualmente, os sonhos se tornaram mais uma coluna de sustentação da batalha diária, o que possibilitou o planejamento de um futuro expansível e próximo. Para este ano, os próximos passos do mambaiense incluem muito estudo e dedicação, em novembro pretende realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para, então, conseguir seu ingresso na tão sonhada faculdade de zootecnia ou veterinária da Universidade de Brasília.

“Sem estudo não é nada, afinal, a busca do conhecimento influencia a vida diretamente, além de proporcionar caminhos melhores”. É com esta frase que Odemir Joaquim da Costa valida as reflexões de Confúcio, ao mostrar o valor da perseverança por meio dos estudos.

Agora, além de sucesso, o jovem de Mambaí reserva para a cidade novos horizontes, afinal, este será o campo em que Odemir irá aplicar tudo aquilo que aprendeu e aprenderá em seus dias de labuta. Para ele, seus projetos serão sinal de prosperidade, para os pais um símbolo de orgulho e para todos mais um braço direito nesse grande sistema que não deixa o Brasil e o mundo parar: o campo.

Assessoria de Comunicação do SENAR Goiás
Repórter: Douglas Freitas
Fotos: Larissa Melo
www.senargo.org.br

Matérias Relacionadas