Logo CNA

Técnicos do Mais Produção iniciam assistência técnica a propriedades maranhenses em agosto
03 08c 600x209 0 853984002015150611161

Serão 1550 propriedades atendidas pelo programa

4 de agosto 2016
Por Senar

Depois de nove dias de treinamento, os 80 técnicos que atuarão no Programa Mais Produção foram certificados nesta quarta-feira, 03, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (SENAR-MA) e iniciam os trabalhos em campo ainda este mês. Serão 1550 propriedades em todo o estado recebendo assistência técnica e gerencial desses profissionais. A capacitação é oferecida por meio de convênio com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

Rafael Brito, engenheiro agrônomo, vai atuar na cadeia do arroz e já se vê como parte da transformação do setor produtivo do estado. “Nossa perspectiva com esse treinamento é de poder levar para o produtor a ideia da sua propriedade como negócio, que ele veja sua produção, pequena ou média, como uma geradora de renda e um ponto para superação da pobreza e melhoria da qualidade de vida. Quando formos para campo, queremos trazer de volta os bons índices que a agropecuária do Maranhão já teve no passado”, disse.

O convênio Sagrima-SENAR representa um investimento de quase R$ 4 milhões em assistência a produtores rurais de todo o estado, com foco em cinco das dez cadeias produtivas definidas como prioritárias no Programa Mais Produção: hortifruticultura, leite e derivados, carne e couro, arroz e aquicultura.

A Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial que será aplicada contempla cinco etapas, iniciando com o diagnóstico produtivo individualizado, passando pelo planejamento estratégico da propriedade, adequação tecnológica (para melhorar a eficiência produtiva e a rentabilidade da atividade), capacitação para o empreendedorismo e a gestão do negócio e, por fim, a avaliação sistemática de resultados.

O projeto será implantado pela Sagrima e o SENAR, envolvendo as demais secretarias componentes do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (SEPAB), e parceiros como o Sebrae, secretarias municipais de Agricultura, instituições financeiras, sindicatos de trabalhadores rurais e instituições de ensino.

“Nós preparamos os técnicos em busca de oferecer todo um trabalho que vai nos permitir obter o produto que o Governo do Estado espera que são 1.550 propriedades produzindo em escala comercial inseridas no agronegócio e dando dinâmica ao setor rural do Maranhão que o governo Flávio Dino busca através do programa ‘Mais Produção’ e das cadeias produtivas”, destacou o superintendente do SENAR, Luiz Figueiredo ao finalizar o treinamento com a entrega de certificados aos técnicos, na Universidade Estadual do Maranhão, (UEMA).

Para o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, os técnicos terão papel fundamental no sucesso do Programa Mais Produção. “Todos os técnicos que irão daqui para o campo, farão parte desse novo momento do estado e vão poder contribuir para o aumento da nossa produção, a diminuição das nossas importações e a geração de emprego e renda, capacitando nossos produtores a trabalhar e gerenciar suas propriedades. Temos certeza que em pouco tempo teremos resultados significativos”, reforçou.

Mais Produção

O “Mais Produção” é voltado para o fortalecimento das cadeias produtivas do Maranhão e para geração de emprego e renda. Em cada uma das 10 cadeias produtivas prioritárias definidas pelo programa serão realizadas ações focadas no abastecimento e na busca pela autossuficiência, com investimentos de aproximadamente R$ 2 bilhões. As cadeias são de feijão, arroz, mandioca, carne e couro, ovinocaprinocultura, leite, avicultura (caipira e industrial), piscicultura, hortifruticultura e mel.

Na primeira etapa do programa, as propriedades serão beneficiadas com Unidades de Referência de Produção (URPs). Os produtores terão acesso a capacitação técnica e de gestão, aquisição de equipamentos, recuperação de estradas vicinais para escoamento da produção e diversas medidas aplicadas especificamente a cada cadeia, contemplando as etapas de produção. As iniciativas beneficiam o processamento, a agroindustrialização e a distribuição e comercialização dos produtos.

Assessoria de Comunicação do Maranhão
www.senar-ma.org.br

Matérias Relacionadas