Logo CNA

Técnicos de campo recebem treinamento para atuar no Projeto ABC Cerrado
Abc ma 0 0 914278002015150611811

SENAR Maranhão capacita 32 profissionais entre técnicos agropecuários, médicos veterinários, zootecnistas e engenheiros agrônomos

4 de maio 2016
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão iniciou esta semana o treinamento de técnicos que atuarão no Bioma Cerrado no estado, com aplicação das tecnologias do Projeto ABC Cerrado.

A turma é formada por 32 pessoas, entre técnicos agropecuários, médicos veterinários, zootecnistas e engenheiros agrônomos, que atenderão os produtores rurais a partir de julho deste ano. A seleção desses profissionais foi feita criteriosamente por meio de edital e análise criteriosa de currículo.

Além de capacitar, a iniciativa prevê uma visita ao campo com o intuito de levar os participantes a exercitar os conhecimentos que receberão no treinamento.

Na abertura do treinamento participaram a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do SENAR Brasil, Andreia Barbosa, o superintendente do SENAR Maranhão, Luiz Figueiredo, o gerente de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Epitácio Rocha, o instrutor Tayrone Prado e a veterinária Aline Saldanha.

Durante o treinamento, o instrutor capacitará os técnicos na metodologia de assistência técnica e gerencial. Ao final do treinamento os novos técnicos estarão aptos à atender os produtores selecionados pelo projeto, realizar transferência de tecnologia aos produtores e gerenciamento de suas propriedades.

Ação conjunta do SENAR, do Ministério da Agricultura e da Embrapa, o Projeto ABC Cerrado difunde e incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade para impulsionar produtividade e renda, mantendo o meio ambiente preservado.

O SENAR é responsável pela formação profissional dos produtores nas tecnologias e pela assistência técnica e gerencial de propriedades rurais, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês) – administrados pelo Banco Mundial, que doou US$ 10,6 milhões para a execução do projeto.

O ABC Cerrado atenderá oito estados do Bioma Cerrado (Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal), em um período de três anos. Ao todo, 12 mil produtores rurais vão receber capacitação.

Assessoria de Comunicação do SENAR Maranhão
www.senar-ma.org.br