Logo CNA

Trabalhadores aprendem sobre pragas e doenças no cultivo da manga
20160329111046 fileid manga interna 0 096015002015150612051

Treinamento do SENAR Minas foi realizado no município de Matias Cardoso

29 de março 2016
Por Senar

Trabalhadores do Projeto de Irrigação de Mocambinho, município de Matias Cardoso, receberam treinamento do SENAR Minas para o aperfeiçoamento no trabalho de “Manejo Integrado de Pragas e Doenças” na cultura de Manga Palmer.

Ministrado pela instrutora Inês Pereira da Silva, o treinamento aborda as várias fases da cultura, quando os pomares e frutas podem ser acometidos por doenças ou sofrerem ataques de pragas - por isso, é importante o monitoramento constante das plantas, quando o responsável deve manter o registro das informações.

Durante o curso de aperfeiçoamento, que tem 24 horas aula, os trabalhadores foram orientados sobre: as boas práticas de saúde e segurança no trabalho, cuidados com o meio ambiente, levantamento populacional de pragas, doenças e inimigos naturais da cultura, plano de amostragem, planilha, identificação de pragas, técnicas de controle cultural, biológico, resistência, químico, dentre outros.

Para a instrutora Inês Pereira é de suma importância que os trabalhadores passem por treinamentos de aperfeiçoamento, pois são muitas as pragas e doenças que podem atrapalhar a cultura da manga. “No Brasil dezenas de pragas e doenças estão associados a cultura da manga, que danificam frutos, folhas, inflorescências, brotação, troncos e ramos, provocando danos culturais e econômicos exigindo medidas de controle e combate”, disse.

Ronaldo Moreira da Silva, gerente da fazenda Marajú, onde foi realizado o curso, trabalha com a produção de manga e limão. No momento, eles estão enfrentando um grande problema com um besourinho que está atacando as mangueiras. Para ele, o treinamento veio em excelente hora, pois, além de conhecerem melhor as pragas e doenças que atacam os pomares, também estão reciclando e melhorando os conhecimentos sobre a cultura da manga. "O curso é importante como um todo, nos dá um panorama geral sobre a cultura da manga e nos mostra a importância do monitoramento para evitar prejuízos".

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br