Logo CNA

Tocantins realiza primeira etapa estadual do Programa CNA Jovem
Cna jovem to 0 798896002015150611831

Encontro reuniu 23 jovens neste final de semana, em Palmas

3 de maio 2016
Por Senar

Com o objetivo de desenvolver novas lideranças e preparar jovens do meio rural para impulsionar ainda mais o setor agropecuário, que transformou o País de importador a maior exportador mundial de alimentos, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO) realizaram nos dias 30 de abril e 1º de maio, a primeira etapa estadual do programa CNA Jovem 2016 – Jovens Liderando o Agro. O encontro aconteceu na sede do Sistema FAET/SENAR Tocantins, em Palmas.

Participaram do encontro 23 jovens, que foram selecionados pelo SENAR Tocantins, dos quais cinco serão classificados (sendo três titulares e dois suplentes) para integrar a etapa nacional do CNA Jovem, que acontecerá a partir de julho, em Brasília.

O presidente do Sistema FAET/SENAR Tocantins, Paulo Carneiro, destacou a sua satisfação em ver tantos jovens do Tocantins interessados em participar dos rumos que o setor do agronegócio deve tomar nos próximos anos. “Este programa foi criado sob medida para vocês, que tem a determinação e a competência de serem os novos líderes do agronegócio no nosso estado e também no nosso país”, enfatizou o presidente.

A superintendente do SENAR Tocantins, Rayley Luzza, que teve a missão de conduzir os trabalhos iniciais do encontro, pontuou que a agricultura brasileira responde, atualmente, por 52% das exportações e por 37% dos empregos diretos gerados no país, se tornando um importante referencial no equilíbrio da balança econômica nacional.

“Quero registrar aqui que esses números favoráveis não surgiram do nada. Pessoas que assumiram o protagonismo desse trabalho ousaram, foram à luta, buscaram o conhecimento da legislação brasileira e de outros países, derrubaram leis que impediam o avanço da produção agrícola e lutaram por um código florestal decente para que estas conquistas se tornassem realidade. E o CNA Jovem busca, exatamente, identificar, apoiar e auxiliar jovens para que se transformem em futuros líderes do setor agropecuário brasileiro".

Rayley também ressaltou que o SENAR, além da Formação Profissional Rural, oferece cursos técnico presencial e à distância e assistência técnica e gerencial, além de dispor da Faculdade CNA e de uma série de programas destinados às mais diversas cadeias produtivas em todo o país.

O Programa

A intenção da fase estadual é constituir o primeiro nível de seleção para a etapa nacional do CNA Jovem. Após esse primeiro encontro serão realizados outros dois, ainda sem datas definidas. Ao final, os participantes deverão apresentar um plano de ação que envolva aspectos de liderança, voltado para um desafio da agropecuária no seu estado.

O conteúdo é desenvolvido de forma padronizada pelo SENAR Brasil, mas conduzido pelas regionais com participação das Federações da Agricultura e Pecuária dos estados. Os trabalhos são coordenados por instrutores locais, certificados pelo SENAR Brasil.

Participaram desta primeira etapa os gestores do CNA Jovem no Tocantins; o superintendente da FAET, Frederico Sodré; o assessor Técnico do SENAR Tocantins, Daniel Bueno; os instrutores Leizi Espíndola Lima e Márcio Guilherme de Carvalho; a instrutora do CNA Jovem Nacional, Herondina Garcia; a diretora Técnica do SENAR Tocantins, Adriana Aguiar; e o diretor Tesoureiro do Sistema FAET/SENAR Tocantins, Carlo Ribeiro.

Grupo participante do primeiro encontro presencial no estado

Assessoria de Comunicação do Sistema FAET/SENAR Tocantins
www.senar-to.com.br

Matérias Relacionadas