Logo CNA

Tecnologia e preservação do meio ambiente são ferramentas do programa ABC Cerrado
Abc ms 0 05722400 1515061253

O projeto é resultado de uma parceria entre o SENAR, Mapa e Embrapa e visa disseminar boas práticas em agricultura com baixa emissão de carbono

14 de janeiro 2016
Por Senar

Com a finalidade de contribuir com a redução dos gases de efeito estufa no território nacional foi criado, em 2013, o projeto ABC Cerrado, uma ação conjunta do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem e da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Mato Grosso do Sul será um dos oito Estados atendidos pelo programa que tem objetivo de disseminar práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e sensibilizar o produtor para que invista na propriedade com retorno econômico e preservação do meio ambiente.

A primeira fase de execução do projeto contou com a realização de seminários de sensibilização e divulgação nas regiões participantes: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocantins. No mês de fevereiro terá início a segunda etapa que é a capacitação dos produtores rurais e os interessados em participar devem procurar o sindicato rural de sua região, ou então se inscrever no site www.senar.org.br/pre-inscricao-do-processo-de-mobilizacao

De acordo com o superintendente regional do SENAR/MS, Rogério Beretta, é importante que o produtor rural confirme a inscrição, para participar da seleção que oferecerá capacitações e orientações, por meio da assistência técnica. “Para garantir a eficiência do programa estamos realizando em janeiro e fevereiro um processo seletivo para contratar instrutores que atuarão diretamente no ABC Cerrado, prestando consultoria técnica no setor de agricultura e pecuária”, ressalta.

A meta do ABC Cerrado é alcançar 12 mil propriedades e selecionar 1.600 produtores que receberão assistência técnica durante 18 meses. “Os participantes receberão um diagnóstico inicial e terão atendimento focado em quatro tecnologias: sistema de plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura, pecuária-floresta e florestas plantadas. Ao final do acompanhamento, será realizada uma nova avaliação para comprovar o diferencial da assistência técnica, o aumento da produção e a redução da emissão de gases”, conclui Beretta.

Sobre o ABC Cerrado - O atendimento ao Produtor terá início em fevereiro de 2016, destinado a médios produtores, técnicos vinculados às propriedades e familiares dos produtores (propriedades que possuem de 4 a 70 módulos fiscais de tamanho). Serão oferecidos quatro módulos de cursos, totalizando 56 horas/aula e no segundo semestre do ano (julho/2016) acontecerá a etapa de Assistência Técnica do programa.

No encontro da cúpula da ONU – Organização das Nações Unidas promovido em setembro do ano passado, o Brasil anunciou a meta de reduzir em 43% a emissão de gases do efeito estufa até 2030. No total, o país emitiu em 2014, 486 milhões de toneladas de dióxido de carbono, equivalente a 1,15 bilhões de toneladas das emissões mundiais.

Assessoria de Imprensa Sistema Famasul
http://senarms.org.br/