Logo CNA

São Joaquim tem primeiros técnicos em agronegócio formados pelo SENAR/SC
Etec2 0 60369400 1515061029

Processo seletivo para o curso está com inscrições abertas

6 de fevereiro 2017
Por Senar

Repleta de emoções. Assim foi a formatura da primeira turma do Curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) no polo de São Joaquim, em Santa Catarina. A solenidade reuniu 500 pessoas no último sábado (04). Vinte alunos comemoraram a conclusão do curso.

“É uma emoção muito grande. Não foi fácil, mas graças ao apoio da minha família consegui alcançar esse sonho”, contou a nova técnica em agronegócio, Erika Hoffmann, de 36 anos. A rotina era pesada. Ela enfrentava oito horas de viagem – quatro para ir e quatro para voltar – de Bom Jesus, no Rio Grande do Sul, onde mora, até São Joaquim, para participar das aulas presenciais. Quem lhe apresentou o curso foi o cunhado Elus Renato Boing, técnico do SENAR em Santa Catarina.

Erika Hoffmann acompanhada da irmã Elusca Hoffmann e do cunhado Elus Renato Boing

Erika herdou a propriedade rural do avô e ao compreender a responsabilidade que tinha nas mãos resolveu buscar por qualificação profissional. Com o apoio da irmã, Elusca Hoffmann, que a acompanhava em todas as viagens, Érika concluiu o curso com êxito. “Essa é uma conquista de toda a família. Os conhecimentos que ela adquiriu serviram para que todos nós melhorássemos em relação à atuação na propriedade. Valeu a pena, estamos orgulhosos”, afirmou Elusca.

O médico e agora técnico em agronegócio Sérgio Luiz Ribeiro acompanhado da família

Assim como Erika, Sérgio Luiz Ribeiro, de 60 anos, resolveu fazer o curso após se tornar produtor rural. Depois que se aposentou como médico, ele comprou uma propriedade em São Francisco Xavier. As expectativas foram ampliando e hoje o produtor possui um rebanho de 70 matrizes de ovinos. “Eu aprendi desde pequeno que estudar nunca é demais. Além disso, procuro transmitir aos meus filhos e netos que o grande investimento que podemos fazer na vida é no conhecimento. Encontrei nas aulas a satisfação das minhas expectativas para a condução de minha propriedade”, afirmou.

O médico veterinário Cácio do Nascimento comemorou a conclusão do curso

Cácio do Nascimento Moraes, de 46 anos, é médico veterinário, possui mestrado na área de reprodução animal e também é produtor rural no município de São José do Cerrito. Mesmo com uma formação completa quis ir em busca de mais qualificação. “O resultado foi além das expectativas, consegui me atualizar e aprender muito mais sobre a gestão da minha propriedade. Nesses dois anos tive melhoras na implantação de pastagens, tudo graças ao que aprendi no curso”, relatou.

Qualificação técnica no meio rural

O presidente da FAESC José Zeferino Pedrozo concedeu o grau ao concluinte Anderson Cristóvão Cataneo

Para o presidente do Sistema Faesc/SENAR-SC José Zeferino Pedrozo, que também foi homenageado como paraninfo da turma, é um orgulho imenso acompanhar a conclusão da primeira turma em Santa Catarina. “Os técnicos em agronegócio saem do curso com uma visão atualizada sobre o agronegócio e muito mais conscientes da sua importância enquanto agentes de transformação no meio rural, levando novas tecnologias e visões mais empreendedoras para as propriedades.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de São Joaquim, vice-presidente da Faesc e eleito o amigo da turma, Antônio Marcos Pagani de Souza, é motivo de honra a primeira turma do curso ser formada no município. “Isso é resultado da dedicação e comprometimento. Temos certeza de que todos darão o seu máximo para contribuir na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável das propriedades rurais. O futuro do agronegócio passa pelas mãos desses técnicos”, complementou.

Também participaram da solenidade o prefeito de São Joaquim Giovane Nunes, o presidente da Câmara de Vereadores Luiz Carlos Fernandes, a secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional Solange Scortegagna Pagani, o patrono da turma Vicente Donini, a amiga da turma e coordenadora local do curso Dayse Beltrame Pereira e a coordenadora regional do curso Katia Zanela.

Inscrições abertas

Até o dia 13 de fevereiro estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso Técnico em Agronegócio. Os interessados devem se inscrever pelo link: http://etec.senar.org.br/processo-seletivo-20171/

Assessoria de Comunicação SENAR/SC
www.senar.com.br

Matérias Relacionadas