Logo CNA

Sustentabilidade é tema no estande do SENAR-RS na Expodireto
Casama expodireto1 0 679257002015150612221

Público poderá participar de oficinas e palestras ao longo desta quarta-feira (9/3)

8 de março 2016
Por Senar

O estande do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS) e do Sistema Farsul terá como tema central a Sustentabilidade no terceiro dia (9/3) da Expodireto Cotrijal 2016. Gratuitas e abertas ao público, as ações do espaço estarão voltadas ao uso consciente da terra em benefício do sistema de produção sustentável na produção no campo. A programação ocorrerá das 9h às 17h, com participação de técnicos do SENAR-RS e especialistas convidados.

Dentro da temática, serão realizadas em formato de talkshow quatro oficinas técnicas, duas oficinas gastronômicas e uma palestra. O público poderá conhecer através das ações parte dos cursos oferecidos no RS em parceira com Sindicatos Rurais e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

Os técnicos irão apresentar alternativas de manejo que contribuem para preservação e maior rentabilidade do solo. Iniciativas como o plantio direto na palha, que além de evitar a erosão mantêm a umidade, item fundamental para algumas culturas desenvolvidas no Estado. Outra ação abordada será o plantio para cobertura, importantes aliadas para o enriquecimento do solo, como milheto, aveia, sorgo e o feijão guandu, as quais têm por características levar para superfície nutrientes localizados em camadas mais profundas do solo, como fósforo e o nitrogênio.

Os cuidados com a saúde do trabalhador do campo também estarão na pauta do dia. Serão demonstradas as formas adequadas de implantação de espaços confinados para executar atividades no meio rural, evitando a baixa oxigenação em ambientes como silos, galpões e estufas. Outra oficina chamará a atenção para os hábitos da exposição solar no campo e os riscos de algumas doenças associadas, a exemplo do câncer de pele.

O público também poderá conferir o Momento X da Questão, palestra comandada por um especialista convidado. Esse encontro irá tratar dos mitos e verdades sobre o uso dos defensivos agrícolas. Em dois momentos do dia haverá ainda a Oficina Gastronômica, a acontecer na cozinha montada no palco central do estande. No espaço serão apresentadas duas receitas que priorizam o aproveitamento integral dos alimentos: panquecas coloridas recheadas com brócolis e ricota, além da maionese de milho verde.

A proposta da temática Sustentabilidade é estimular a produção de alimentos na forma sustentável na propriedade.

Programação - 9 de março

9h – Oficina Técnica – Onde nascem os alimentos: solo, um local protegido
10h – Oficina Técnica – Tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas – EPI (Equipamento de Proteção Individual)
11h – Momento X da Questão – Palestra “Mitos e Verdades sobre Defensivos Agrícolas”
12h – Oficina Gastronômica
14h – Oficina Técnica – NR33 – Riscos potenciais dos espaços confinados para entrada de pessoas em atividades no meio rural
15h – Oficina Técnica – Sol diário: uma avaliação dos hábitos de exposição solar no campo
16h – Oficina Gastronômica

Assessoria de Comunicação SENAR-RS
www.senar-rs.com.br