Logo CNA

Soja devolve parte dos ganhos e recua em Chicago nesta 3ª feira; volatilidade dá o tom dos negócios
Colheita de soja 145 0 75250000 1515009912

10 de janeiro 2017
Por CNA

Por: Notícias Agrícolas

A volatilidade típica do período de mercado climático segue dando o tom dos negócios internacionais entre os grãos e, nesta terça-feira (10), os futuros da soja voltam a recuar na Bolsa de Chicago. Os principais contratos recuavam pouco mais de 6 pontos, por volta das 7h15 (horário de Brasília), e após subirem mais de 10 na sessão anterior. O março/17 valia US$ 9,99 e o maio/17, US$ 10,08 por bushel.

E o caminhar volátil das cotações ganha mais combustível ainda em uma semana de novos boletins do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Nesta quarta-feira, 12, chega o novo reporte mensal de oferta e demanda, e as expectativas dos traders estão, principalmente, sobre as exportações norte-americanas e os números que serão apresentados para a safra da América do Sul.

"O primeiro relatório do ano tem como obrigação atualizar os dados das exportações americnas para cima e, desta forma, apresentar menores estoques americanos e mundiais", acredita o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting.

Os analistas internacionais, por outro lado, chamam a atenção ainda para a movimentação dos fundos e o ajuste das cotações, que acontece mesmo com as indicações de compras de posições. E as apostas maiores, neste momento, estão sobre o trigo e o milho.

Seguem ainda no radar dos traders também a movimentação do complexo soja - farelo e óleo não só em Chicago, mas negociados também em Dalian, na China - além dos demais óleos vegetais e, principalmente, a movimentação do yuan . A relação da moeda americana com o dólar americano vem chamando a atenção e criando alguns cenários para o mercado da soja que terão de ser acompanhados para que se possa avaliaro real impacto sobre os preços.