Logo CNA

Soja Brasil leva chuva e marca o início do plantio em Primavera do Leste
05102016093649 0 798664002015150610711

Carrega Brasil estacionou em baixo de chuva na terça-feira (04.10) e, antes do início das palestras, choveu novamente

5 de outubro 2016
Por Senar

O Soja Brasil, projeto realizado com a parceria entre Canal Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), Aprosoja-Brasil, Sindicatos Rurais e diversas outras empresas e entidades, está "levando" chuva aos municípios por onde passa. E isso é alegria para os produtores rurais que querem iniciar o plantio. Em Primavera do Leste, a Carrega Brasil estacionou em baixo de chuva na terça-feira (04.10) e, antes do início das palestras, choveu novamente.

Satisfeito, o presidente do Sindicato Rural do município, José Nardes conta que os produtores já começaram a plantar. Em função das dificuldades da safra passada, o presidente ressalta que não se pode perder tempo. "A hora é agora. Mas mesmo com muito trabalho pela frente, os produtores da região não deixam de investir em conhecimento e na busca de informações, que são primordiais para o nosso negócio".

Apesar de muitos já estarem trabalhando intensamente na lavoura, o Soja Brasil reuniu mais de 40 produtores que participaram das palestras e oficinas ofertadas pelo projeto em Primavera. Este é o terceiro ano que a Carrega Brasil, a carreta que se transforma numa sala de aula para os produtores rurais, estaciona na cidade. O tema principal é Gestão de Propriedades Rurais.

As noites são sempre reservadas para as palestras, quando se fala de capital médio, depreciação, lucratividade, rentabilidade, planejamento de compras, sucessão familiar e diversos outros temas relacionados à gestão de propriedades.

Já as manhãs são para as oficinas em que o instrutor credenciado junto ao SENAR-MT, Carlos Guerreiro, fala sobre a adoção de indicadores de desempenho no controle do sistema de produção. Além dele, há também palestras de pesquisadores da Embrapa, do representante da Aprosoja e de outras empresas parceiras do Soja Brasil.

O superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, destaca que a agricultura empresarial ainda tem algumas dificuldades de desenvolver todas as ferramentas de gestão. "Mas a cada dia que passa o agricultor se torna mais e mais analista de dados do que engenheiro agrônomo. Essa mudança de hábito e de cultura é um grande desafio. A sugestão é que os produtores busquem o SENAR-MT para aprofundar seus conhecimentos e, assim, tornar mais fácil essa transição", sugere.

Para contribuir com essa transformação é que foram escolhidos os temas de gestão de propriedades rurais e sucessão familiar para as discussões no Soja Brasil de 2016. Celidonio lembra que buscar conhecimento nestas áreas é agregar valor ao trabalho cotidiano dos produtores rurais.

O presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste acrescenta que aqueles que não se planejarem e se programarem para o futuro, ou seja, quem não tiver uma boa gestão, corre sérios riscos e, certamente, terá prejuízos. "Estes assuntos que estão sendo tratados no Soja Brasil são muito apropriados para o momento que vivemos".

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Primavera do Leste tem uma área plantada com soja de 27.325 hectares e uma produção de 910.246 toneladas, o que equivale a 3,1% da produção do Estado. O município é considerado um dos maiores produtores de grãos de Mato Grosso.

Primavera do Leste também faz parte do ranking dos maiores produtores de milho do estado. Com uma área plantada de 166.649 hectares, o município produz 764.917 toneladas, o que equivale a 4% da produção. Além disso, também produz algodão, cana-de-açúcar, arroz, feijão e girassol. Apesar do momento de crise, o município está em pleno desenvolvimento e dentre os mais promissores do Estado.

PROGRAMAÇÃO - A Carrega Brasil continua a viagem por Mato Grosso e, ainda nesta semana, estaciona nos municípios de Jaciara e Alto Garças.

Jaciara
05 de outubro
19:00 - Gestão de índices, custos e resultados
Palestrante Gustavo Adolfo Aguiar
20:00 - A sucessão nas empresas rurais familiares
Palestrantes Sandro Al Alam Elias
06 de outubro
07:30 - Implantação de indicadores de desempenho no controle do sistema de produção
Instrutor Carlos Guerreiro
10:00 – Apresentação software Referência (APROSOJA)
Alto Garças
06 de outubro
19:00 - Gestão de índices, custos e resultados
Palestrante Gustavo Adolfo Aguiar
20:00 - A sucessão nas empresas rurais familiares
Palestrantes Sandro Al Alam Elias
07 de outubro
07:30 - Implantação de indicadores de desempenho no controle do sistema de produção
Instrutor Carlos Guerreiro
10:00 – Apresentação software Referência (APROSOJA)

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br

Matérias Relacionadas