Logo CNA

Soja Brasil foi realizado em 20 municípios e rodou mais de cinco mil quilômetros
26 01 16 3 0 584697002015150612471

Manejo Integrado de Pragas, Tecnologia de Aplicação e vários outros assuntos foram discutidos ao longo do Projeto Soja Brasil

26 de janeiro 2016
Por Senar

Mais de duas mil pessoas mobilizadas, cinco mil quilômetros rodados, 20 municípios visitados e vários assuntos discutidos. Este foi o resultado do projeto Soja Brasil realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso - SENAR/MT) , Canal Rural, Aprosoja Brasil, Sindicatos Rurais dos municípios por onde o projeto passou e várias outros parceiros.

Manejo Integrado de Pragas (MIP) Tecnologia de Aplicação e vários outros assuntos foram discutidos ao longo do Projeto Soja Brasil. Além das palestras e oficinas também houve muita troca de informações e conhecimento. "O projeto foi produtivo e os resultados muito positivos", ressalta o superintendente do SENAR/MT , Otávio Celidonio.

Os analistas de projetos do SENAR/MT , Eduardo Silveira e Daniela Niccioli, que acompanharam todas as etapas disseram que o público foi muito participativo em todos os municípios por onde o projeto passou. Além disso, os presidentes dos sindicatos também estiveram empenhados para mobilizar os produtores rurais.

Silveira enfatiza que os agricultores gostam de interagir tanto na parte teórica, quanto nas oficinas práticas. "Em todos os municípios tivemos muita participação do público", enfatiza o analista. Daniela acrescenta que o MIP e a Tecnologia de Aplicação são assuntos de interesse do produtor.

Na maior parte dos municípios por onde o Soja Brasil safra 2015/2016 passou a presença do público superou as expectativas. Para o instrutor credenciado junto ao SENAR/MT , Dárcio Carvalho Borges, o Soja Brasil despertou o interesse dos produtores. "O público interagiu bastante. Tenho certeza que conseguimos despertar curiosidade nos produtores rurais", diz o instrutor.

A primeira etapa do Soja Brasil foi realizada entre os dias 23 de novembro e cinco de dezembro de 2015, período onde acontece o plantio. Na safra 2015/2016 o Estado sofre com a seca. Já a segunda etapa foi realizada no período entre os dias 11 e 23 de janeiro de 2016, período em que acontece a colheita, mas com o atraso no plantio, a colheita também está atrasada. A maioria dos municípios ainda não começou a colher e aqueles que já começaram colheram pouco mais de 4% da área plantada.

Apesar do atraso tanto no plantio quanto na colheita, os assuntos discutidos ao longo do Soja Brasil são valiosos para o produtor, ressalta o instrutor credenciado junto ao SENAR/MT , Carlos Danielli. "A instituição de ensino rural cumpre o papel de levar informação e conhecimento ao produtor. Isso ajuda nas tomadas de decisão". Na opinião de Danielli, a instituição leva aquilo que o produtor necessita saber.

Para os palestrantes que acompanharam o Projeto Soja Brasil a avaliação também foi bastante positiva. O pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, Alisson Augusto Barbieri Mota, garante que o projeto conseguiu abranger um público expressivo e interessado em Mato Grosso. "Os temas foram bem selecionados e a o público interagiu bastante".

O pesquisador da Embrapa, Luiz Cesar Tavares, acrescenta que ficou encantado com o potencial dos municípios por onde passou. "Estes treinamentos estimulam o produtor a participar. A união da teoria com a prática é extremamente importante e funciona muito bem para qualificar e capacitar o trabalhador rural".

Assessoria de Comunicação Sistema FAMATO
http://sistemafamato.org.br/

Matérias Relacionadas