24/02/2016

Sistema FAEMA/SENAR promove palestras e mobiliza produtores no interior do estado

Uma comitiva liderada pelo presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA), Raimundo Coelho, e pelo superintendente do SENAR-MA, Luiz Figueiredo, reuniu-se com produtores rurais de Codó, Santa Quitéria, São Benedito do Rio Preto e Bacabal esta semana. O objetivo da passagem nos municípios foi informar o segmento rural produtivo dos programas e projetos ora em desenvolvimento, com destaque para os temas Exportação do Boi em Pé e ABC Cerrado.

Na passagem por Codó, a equipe realizou palestras com assuntos pertinentes ao produtor rural, como a exportação do boi em pé - assunto recorrente no meio produtivo - que vem sendo aplicado pelo assessor técnico do SENAR, César Viana, nas diversas regiões do estado, com o intuito de mobilizar os produtores de carne para a audiência pública a ser realizada no próximo dia 03, na Assembleia Legislativa.

Além disso, os produtores puderam participar do seminário que tratou sobre o programa ABC Cerrado, ministrado por Luiz Figueiredo. O programa visa estimular produtores rurais e técnicos a participarem do cadastro de capacitação que se encontra em andamento.

Santa Quitéria

Em passagem por Santa Quitéria, os gestores do Sistema FAEMA/SENAR visitaram turmas de treinandos que participam de capacitações realizadas em parceria pelo Pronatec do SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais.  Boi em Pé e ABC Cerrado também foram discutidos em Bacabal. Na ocasião, os produtores e convidados tiveram a participação do secretário adjunto da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, (Sagrima), Edjailson Souza e do secretário de Indústria e Comércio, (Seinc), Simplício Araújo. Prestigiaram o encontro as lideranças sindicais de Bacabal, (Pedro Lustoza de Souza) e de Vitorino Freire, (Paulo Veríssimo).

Esta etapa de mobilização encerrou em São Benedito do Rio Preto, quando foi realizada a certificação de alunos dos cursos do Pronatec do SENAR em parceria com a prefeitura – nos cursos de avicultor e suinocultor, mandiocultor e horticultor.

Para Raimundo Coelho, é importante o momento em que instituições como a FAEMA e o SENAR, sindicatos e prefeituras juntamente com outras entidades parceiras comemorem o aprendizado de jovens produtores rurais, além de levar informações diversificadas sobre as ações de Formação Profissional Rural, (FPR), Assistência Técnica e Gerencial, (AT e G), além de interagir com os produtores rurais sobre as cadeias produtivas maranhenses.

“Bastante produtiva a nossa passagem por estes municípios interagindo com o nosso público”, disse Raimundo Coelho ressaltando o aproveitamento total de sua passagem e equipe por todos os municípios citados.

O secretário Adjunto da Sagrima, Edjailson Souza parabenizou o sistema pela iniciativa. “A parceria com o Sistema FAEMA/SENAR tem nos rendido bons frutos no desenvolvimento de ações de interesse do setor agropecuário do estado”.  

Assessoria de Comunicação do SENAR-MA
www.senar-ma.org.br

Veja também