Logo CNA

Sistema FAEA/SENAR-AM realiza o 1º encontro do CNA JOVEM estadual
Cna j am 0 850918002015150611821

Evento reuniu os 11 participantes do programa neste final de semana

4 de maio 2016
Por Senar

Com a finalidade de atrair jovens talentos e qualificá-los para exercer posições de liderança em gestão empresarial e em instituições que impulsionem o setor agropecuário, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/AM) realizaram neste final de semana o primeiro encontro da etapa estadual CNA Jovem 2016 - Jovens liderando o Agro.

O Programa é voltado para jovens de 22 e 30 anos e graduados (em qualquer área), com afinidade e interesse pelo setor rural. Os 11 participantes são de diferentes municípios do estado do Amazonas: Autazes, Boca do Acre, Borba, Boa Vista do Ramos, Coari, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Manaus. Ao final dos três encontros da etapa estadual, serão selecionados os três jovens com melhor desempenho, que irão integrar a etapa nacional, que acontecerá a partir de julho, em Brasília.

Durante os dois dias de capacitação, os candidatos puderam conhecer mais sobre a atuação do Sistema FAEA/SENAR-AM e também foram apresentados conteúdos como: escolha do desafio compatível com o estilo de liderança do jovem, orientação para atividades remotas, discussão sobre o significado de liderança e autoavaliação dos jovens, dentre outros.

De acordo com o presidente da FAEA/SENAR, Muni Lourenço, o Programa CNA Jovem é de extrema importância para o desenvolvimento do agronegócio no estado do Amazonas. “Nós esperamos que destas turmas, deste programa, que possam estar participando os futuros empreendedores do setor rural, os futuros líderes do setor rural do estado do Amazonas e, quem sabe, também, personalidades, personagens que de alguma maneira, seja na esfera social, acadêmica e profissional, possam contribuir para o desenvolvimento do agronegócio no estado,” disse.

O presidente ainda ressaltou que o ato de liderar pressupõe uma responsabilidade muito grande, por conta de que o líder assume um papel de apontar um caminho para os seus liderados, ou seja, passa a influenciar o destino, a vida, a atividade profissional e econômica das pessoas que seguem o líder.

Para a superintendente do SENAR Amazonas, Jeyn’s Alves, “o programa é de suma importância, para o fortalecimento do agronegócio, atraindo e preparando potenciais jovens lideranças, que serão responsáveis pelo futuro”.

O instrutor do SENAR-AM e egresso da primeira edição do programa, Victor Guszmán, disse que esse encontro é uma apresentação do que é o CNA Jovem e o que ele representa para o futuro do agronegócio do País, trazendo conceitos de liderança, mentoria com os desafios individuais dos participantes que futuramente estarão representando nosso estado em Brasília, no CNA Jovem Nacional. “Pra mim está sendo uma experiência maravilhosa, pois tive a oportunidade de participar no primeiro CNA Jovem e hoje, estar aqui no lado inverso, como instrutor, podendo trazer um pouco da minha experiência para os novos participantes é algo que me deixa muito feliz”.

A bióloga Iasmi Ximena falou da oportunidade que o CNA Jovem está proporcionando aos jovens. “O que o programa está oferecendo é de grande valia, a oportunidade é única de poder apresentar o projeto e representar o nosso município e com isso adquirir o conhecimento que o Sistema está nos oferecendo,” frisou a participante.

O advogado Amsterdam Brandão disse que é uma grande oportunidade e que o programa CNA Jovem possibilita ter as melhores chances em nível de competição nacional. “Esta oportunidade está sendo boa para que nós possamos receber o incentivo de pessoas que atuam em alto nível na área do Agro. Tivemos 11 projetos apresentados e todos foram considerados viáveis. Isso nos faz pensar que nós podemos, sim, fazer melhorias em nosso setor, ”concluiu.

Participaram desta 1ª etapa a superintendente do SENAR-AM, Jeyn’s Alves; o assessor da presidência, Marcos Pinheiro; o gestor do CNA Jovem e gerente técnico, José Gaston, os instrutores e palestrantes Victor Guzmán e Humberto Silva e a equipe técnica composta por Leonildo Cavalcante, Fanny Felix e Rejane Peres.

Assessoria de Comunicação SENAR-AM
www.senar-am.org.br

Matérias Relacionadas