Logo CNA

Sistema CNA/Senar/ICNA discute cooperação internacional com governo da Alemanha
IMG 3163

Encontro aconteceu nesta terça, em Brasília

25 de setembro 2018
Por CNA
Por Senar

Brasília (25/09/2018) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) receberam, nesta terça (25), representantes do governo da Alemanha e da Embaixada alemã no país para discutir ações de cooperação internacional no setor agropecuário.

A comitiva alemã está em Brasília para conhecer o modelo brasileiro voltado para este segmento e solicitou uma visita à sede do Sistema CNA/SENAR, após mostrar interesse pelo Portfólio de Cooperação Internacional, lançado no último Agro em Questão, realizado há duas semanas. O grupo foi liderado por Ulrich Kleinwechter, chefe substituto da Divisão de Projeto Internacionais do ministério alemão.

No encontro a delegação pôde conhecer mais sobre o trabalho do Sistema CNA/Senar/ICNA na defesa dos produtores, em uma exposição feita pelo assessor de Relações Internacionais da CNA, Thiago Masson. As ações de Assistência Técnica e Gerencial foram apresentadas pelo coordenador de Projetos de Ateg do Senar, Alexandre Gessi.

“Mostramos o portfólio, discutimos as áreas em que poderíamos trabalhar em conjunto aqui e no exterior, levando todo o conhecimento do Senar, para execução de projetos em desenvolvimento rural com duas abordagens: renda para o produtor e sustentabilidade ambiental”, explicou Thiago Masson.

Eles também trocaram informações sobre produção sustentável, como o Projeto Biomas e o pagamento por serviços ambientais, além de temas como a agricultura 4.0, baseada na produção digital, seguro rural, assistência técnica na produção de leite e projetos de cooperação internacional em países da África com participação do Senar e de instituições alemãs.

A delegação também se reunirá com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e outros órgãos e entidades. O grupo deve voltar ao Brasil no começo de 2019 para uma nova rodada de discussões.

Também estiveram no encontro o conselheiro para Agricultura e Alimentação da Embaixada, Ansgar Aschfalk, a assessora da Embaixada, Paula Lucatelli, e a gerente de Projetos da GFA, consultoria em cooperação bilateral do país europeu, Isabel Aust.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação