Logo CNA

Sistema CNA/Senar e Mapa iniciam elaboração do Plano de Desenvolvimento do Nordeste
IMG 0087

Oficina na CNA debateu o Projeto Cariri Paraibano, onde será feito o piloto

12 de junho 2019
Por CNA
Por Senar

Brasília, 12/06/19 - O Sistema CNA/Senar e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) iniciaram na quarta (12) a elaboração do Plano de Desenvolvimento da Região Nordeste (AgroNordeste), com uma oficina de trabalho em Brasília. O foco da reunião foi o Projeto Cariri Paraibano, que integra as microrregiões dos Cariris Oriental e Ocidental, onde começarão as atividades.

“A Paraíba será o projeto piloto do AgroNordeste e estamos felizes com mais esse desafio. Vamos contribuir com o que for necessário para que as coisas aconteçam no estado”, afirmou Mário Borba, vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa).

Mário Borba, presidente da Faepa.

Mário Borba, presidente da Faepa.

“Vamos unir esforços para colaborar com o desenvolvimento da região Nordeste e a assistência técnica será o carro-chefe”, destacou Matheus Ferreira, diretor de Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “Iremos investir recursos e direcionar as ações da assistência técnica que já fazemos para as microrregiões atendidas pelo Plano.”

Matheus Ferreira, diretor da ATeG do Senar.

Matheus Ferreira, diretor da ATeG do Senar.

Paulo Eduardo Melo, coordenador na Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério, apresentou a estrutura do projeto, que terá ações para todo o Nordeste no primeiro momento, e ações concentradas no Semiárido no segundo momento, com prioridade para projetos de desenvolvimento integrado, direcionados à vocação produtiva da região.

"Não é um projeto do governo, mas uma forma do governo fazer a região assumir sua vocação e deixar uma herança para as futuras gerações”, disse.

Paulo Melo, da Assessoria de Gestão Estratégica do Mapa.

Paulo Melo, da Assessoria de Gestão Estratégica do Mapa.

"A assistência técnica é um fator de mudança para os produtores rurais, principalmente da Paraíba. Dentro desse projeto iremos focar na caprinocultura, adotando todos os procedimentos da assistência técnica do Senar como diagnóstico e adequação tecnológica, mostrando ao produtor o acesso ao cooperativismo, associativismo e agregando valor ao produto dele. Só assim a gente irá mudar realmente essa realidade”, afirmou Sérgio Martins, superintendente do Senar Paraíba.

Segundo Martins, a caprinocultura no Semiárido é pujante, mas ainda muito informal. Por isso é importante a identificação do potencial quantitativo da produção de carne e leite, além de adotar garantias ao produtor no processo de comercialização.

Sérgio Martins, superintendente do Senar Paraíba.

Sérgio Martins, superintendente do Senar Paraíba.

O Cariri Paraibano possui 29 municípios e a elaboração do projeto para desenvolvimento da região levou em consideração as potencialidades, fragilidades e desafios desses municípios, principalmente voltados para a cadeia de caprinos (leite, carne e peles) e bovinos de leite, com ações desde a pré-produção até a comercialização.

Dentro desse cenário, o chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Marco Bonfim, apresentou o Programa InovaSocial, que é uma rede de inovação em produção, beneficiamento e comercialização de derivados de lácteos caprinos, que servirá como suporte ao Cariri Paraibano.

Marco Bomfim, chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos.

Marco Bomfim, chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos.

O grupo debateu algumas das principais estratégias para implantação do projeto que são desenvolvimento e disseminação de soluções tecnológicas, organização e implementação dos arranjos institucional e produtivo locais, fortalecimento de processos de logística de aquisições e comercialização, da defesa agropecuária e desenvolvimento de capacidade técnica e empreendedorismo.

O Plano de Ação do Nordeste atenderá 30 microrregiões, sendo oito em 2019, começando pelo Cariri Paraibano (PB). Em 2020 serão 10 microrregiões atendidas e em 2021, mais 12.

Também participaram da oficina representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em breve, haverá novas oficinas para finalização do projeto.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte