Logo CNA

Sistema CNA/SENAR e Comitiva da Nova Zelândia trocam experiências na área educacional
Faculdade 0 271638002015150610541

O encontro buscou novas formas de parcerias entre o SENAR e a Education New Zealand

16 de novembro 2016
Por CNA

A comitiva da Nova Zelândia, representada pela gerente da Education New Zealand, Ana Azevedo, e o assessor Político da Embaixada, André Capella, conheceu as ações voltadas para Educação Profissional do Sistema CNA (CNA, SENAR e ICNA). O encontro possibilitou novas formas de parcerias entre as entidades.

Atualmente, uma das principais trocas de experiência entre os países é a premiação do Programa CNA Jovem . Os três primeiros vencedores da edição deste ano visitarão os centros de educação da Nova Zelândia.

De acordo com Ana Azevedo, a educação em seu País tem áreas que são muito parecidas com as capacitações oferecidas pelo SENAR. “Por isso criar uma ponte entre os institutos é muito importante para o crescimento educacional de jovens, especialmente na área agrícola”, comentou.

O assessor Político da Embaixada da Nova Zelândia reforçou a necessidade de se ampliar cada vez mais o ensino na área rural e conectar o jovens ao mercado de trabalho. “Saio impressionado com a quantidade de atividades que são desenvolvidas pelo Sistema CNA/SENAR. Agora é estabelecer quais serão as melhores formas de trabalhar junto à Faculdade CNA, o ensino técnico e os cursos de extensão”, frisou.

A coordenadora de Formação Inicial e Continuada (FIC) do SENAR, Fabiana Rezende Yehia, destaca que a Nova Zelândia é uma referência para todos os brasileiros, principalmente na área de educação. “Eficiência é a palavra certa. Os nossos jovens precisam conhecer o jeito certo de trabalhar e estudar para chegar ao nível neozelandês”.

Durante o encontro, a comitiva da Nova Zelândia apresentou dados técnicos do sistema educacional local, programas na área de educação e formas de cooperação oferecidas por lá. Representantes do SENAR apresentaram as ações voltadas para área educacional, promoção social e metodologia de Assistência Técnica e Gerencial.

Após a reunião, os membros da comitiva visitaram a Faculdade de Tecnologia CNA e conheceram as instalações do Canal do Produtor TV. “A visita dos neozelandeses é um importante meio de interação entre os parceiros; além de termos a oportunidade de mostrar o que nós oferecemos na área de educação rural. Nós não compramos o que não conhecemos”, finalizou o coordenador Administrativo da Faculdade CNA, Alexandre Estefano.

Curiosidade - A Nova Zelândia tem uma população de 4.677.400 pessoas. Suas maiores indústrias são de leite e derivados (UU$ 11.16 bilhões), turismo (UU$ 10.26 bilhões), pecuária (UU$ 6.61 bilhões) e educação internacional (UU$ 4.28 bilhões). Hoje, 15% dos estudantes de Auckland, principal centro financeiro e econômico da Nova Zelândia, são estrangeiros. O país possui três tipos de instituições de ensino superior: oito universidades (foco na pesquisa acadêmica), 16 institutos de tecnologia (similar ao SENAR) e as chamadas Private Training Providers (foco no mercado de trabalho). A educação é voltada para o aspecto mais político, estimulando o estudante dentro de sala de aula. O professor é visto como um orientador.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas