Logo CNA

Sistema CNA/Senar apresenta Projeto Cadec Brasil às Federações e Associações
IMG 5203

Iniciativa foi tema da reunião da Comissão Nacional de Aves e Suínos

14 de fevereiro 2019
Por CNA
Por Senar

Brasília (14/02/2019) – Durante a reunião da Comissão Nacional de Aves e Suínos, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou às Federações de Agricultura e Associações do setor, o Projeto Cadec Brasil.

A iniciativa é uma parceria da CNA com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para levar capacitação aos produtores integrados de aves e suínos do Brasil, que pertencem às Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADECs), responsáveis por harmonizar a relação entre produtores integrados e agroindústria.

Técnico do Senar, Rafael Costa

Segundo Costa, a meta é capacitar 25 produtores por turma, totalizando 400 apenas na primeira rodada do Projeto.

“O Senar está comprometido com o projeto. Será uma capacitação diferenciada em relação aos cursos de Formação Profissional Rural que a entidade ministra. Serão quatro módulos e a nossa expectativa é capacitar 400 produtores na primeira rodada do curso”, afirmou Rafael Costa, assessor técnico do Senar.

A capacitação começa este ano e os conteúdos estão divididos em módulos independentes que irão abordar os temas Lei da Integração 13.288/16 descomplicada, Preparação e condução de reuniões, Técnicas de negociação e Gerenciamento de custos e produção.

Outro item da pauta foi a discussão sobre a metodologia para o cálculo do valor de referência da remuneração de produtores integrados de aves e suínos no Brasil. A metodologia está em elaboração pelo grupo de trabalho do Fórum Nacional de Integração para Avicultura e Suinocultura (Foniagro), composto por representantes de produtores rurais e indústria.

De acordo com o presidente da Comissão, Iuri Machado, os trabalhos do GT estão em fase final para apresentar a metodologia na próxima reunião do Foniagro, em março.

Pres. da Comissão de Suínos e Aves, Iuri Machado.

“Nessa reunião do Foniagro a gente espera ter uma definição de consenso entre indústria e os representantes dos produtores rurais para instruir as Cadecs de como conduzir as negociações em relação à remuneração dos integrados em cada unidade,” afirmou Machado.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas