Logo CNA

Simulador de agricultura de precisão desperta interesse dos visitantes do Showtec 2016
22 01 16 0 0 142853002015150612491

Estudantes, produtores rurais e profissionais da área da agropecuária puderam ver de perto um simulador e o funcionamento desta tecnologia rural

22 de janeiro 2016
Por Senar

Estudantes, produtores rurais e profissionais da área da agropecuária, das mais diversas faixas etárias, estão conhecendo o funcionamento e tirando suas dúvidas sobre a agricultura de precisão durante o Showtec 2016, a feira tecnológica da agropecuária, que acontece em Maracaju até o dia 22 de janeiro. O SENAR/MS - Serviço de Aprendizagem Rural , uma das entidades que compõe o Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, disponibilizou um simulador para que os visitantes possam ver de perto o funcionamento desta tecnologia rural.

A agricultura de precisão é um sistema de gerenciamento da propriedade. As tecnologias de agricultura de precisão detectam, monitoram e orientam os produtores rurais na gestão para impulsionar a produtividade, a preservação do meio ambiente e a renda. . De acordo com o instrutor do SENAR/MS , Eliel de Campos, o simulador imita com perfeição todas as funções do equipamento real, do pulverizador ao distribuidor de adubo. "Mesmo a pessoa que nunca teve contato com máquinas agrícolas de grande porte, a partir do momento que ela recebe as instruções teóricas e coloca em prática no simulador, ela está preparada para exercer a agricultura de precisão no campo".

Campos destaca, durante o evento, que sem as instruções o produtor corre o risco de perder todo o produto, fertilizante, adubo, ou desperdiçar tempo, com a utilização indevida do sistema operacional da máquina. "As pessoas que passam pelo simulador estão preparadas para atuar usufruindo com eficiência e segurança de todos os comandos da máquina".

Após a demonstração, o visitante interessado pelo sistema é orientado a participar do programa Agricultura de Precisão disponibilizado pelo SENAR/MS , que capacita trabalhadores e produtores rurais, com foco na operação de máquinas agrícolas, com seis módulos. "Nosso objetivo é desmistificar a ideia que a maioria das pessoas tem de que para operar um equipamento de agricultura de precisão é necessário muito conhecimento técnico. O programa desenvolve competências técnicas e melhora a gestão da propriedade", destaca o supervisor da instituição, Rodrigo Santana.

O programa do SENAR/MS apresentado pelos profissionais no Showtec 2016 mudou a vida do operador de máquinas de Maracaju, Agnaldo Penteado. "A capacitação foi um divisor de águas para mim porque eu precisava urgente aprender a utilizar o monitor e o GPS presente em grande parte das máquinas agrícolas". Penteado participou do programa em 2015 e devido aos conhecimentos adquiridos conseguiu um novo emprego, com melhor remuneração.

Em sua 20ª edição o Showtec é uma das principais feiras tecnológicas do setor no País. O evento é destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros. A feira apresenta produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

O tema desta edição é 'Tecnologia é o nosso negócio' e é realizada pela Fundação MS, em parceria com diversas instituições como o Sistema Famasul, Sistema OCB/MS - Organização das Cooperativas Brasileiras e Aprosoja/MS - Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul.

Além disso, o evento conta com o apoio do Sindicato Rural de Maracaju, Prefeitura Municipal de Maracaju, Sebrae/MS - Serviço Brasileiro de Apoio a Pequena e Micro Empresas, SENAR/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural , Biosul - Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Sicredi e Fundect -Fundação de Apoio do Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
(67) 3320-9700
Acesse:
www.famasul.com.br
facebook.com/famasulms
twitter.com/famasulms

Matérias Relacionadas