Logo CNA

Setor privado debate propostas para fortalecer seguro rural
IMG 1985

Comissão Consultiva dos Entes Privados do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural se reuniu na CNA nesta terça (16)

16 de abril 2019
Por CNA

Brasília/DF (16/04/2019) – A Comissão Consultiva dos Entes Privados do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, coordenada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), discutiu as propostas do setor privado para fortalecer o seguro agrícola no País na terça,16.

As regras do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) são definidas pelo Comitê Gestor Interministerial do Seguro Rural, composto apenas por integrantes do governo.

A Comissão Consultiva é o fórum do setor privado, composta por representantes dos produtores rurais, das cooperativas agropecuárias, das seguradoras, das resseguradoras e dos corretores de seguro, que atuam na proposição de melhorias no PSR.

Segundo Pedro Arantes, coordenador da Comissão e analista de mercado da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), a principal pauta da reunião foi a adequação do modelo operacional de acesso à subvenção pelos produtores rurais.

Atualmente, o produtor recebe a subvenção por meio de um desconto aplicado à apólice, seguindo os percentuais de subvenção definidos pelo Comitê Gestor Interministerial do Seguro Rural para diferentes atividades agropecuárias e produtos de seguro.

De acordo com o analista, o principal gargalo desse modelo é que o produtor não sabe em que lugar da “fila” ele se encontra para acessar a subvenção.

“Muitas vezes quando ele é financiado, só sabe que não teve a subvenção quando vai pagar o custeio que está vinculado. Mas é muito importante ele saber com antecedência até mesmo para poder optar se vai fazer ou não o seguro sem a subvenção”, comentou Arantes.

A CNA está analisando a real demanda por seguro rural, considerando as especificidades das culturas e os produtos de seguros disponíveis no mercado. Com base nesse estudo, será possível propor ao governo com maior precisão qual é o montante de recurso para subvenção.

A Comissão Consultiva dos Entes Privados é formada pela CNA, Federações Nacionais das Empresas de Resseguros (Fenaber), de Seguros Rurais (Fenseg), dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Instituto Pensar Agro (IPA).

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas