Logo CNA

Setor agropecuário atrai investimentos de jovens catarinenses
Frutasehortalicas 12 0 82397200 1515009895

20 de janeiro 2017
Por CNA

Por: O Momento

O objetivo do projeto foi melhorar a ergonomia no trabalho, a qualidade do leite e o conforto dos animais, além de dar um destino correto aos dejetos. A construção está em ritmo intenso e a expectativa é de que tudo fique pronto em três meses.

Jovens catarinenses voltam a viver no meio rural e investem no setor agropecuário. Em Santa Catarina, com oportunidades de renda e qualidade de vida, filhos de agricultores escolhem permanecer no meio rural e dar continuidade ao trabalho dos pais. Foi justamente o que aconteceu com Marli Brand, agricultora de São Bento do Sul, que decidiu trabalhar com bovinocultura de leite e morar no interior. A decisão foi tomada há dois anos, após participar do Curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo, oferecido gratuitamente pelo Programa SC Rural.

Durante os cursos, os jovens conhecem novas tecnologias e desenvolvem iniciativas que agregam valor aos produtos da agricultura familiar. Após a formação, Marli elaborou um projeto de investimento e recebeu apoio financeiro do SC Rural para construção de uma sala de ordenha e aquisição de equipamentos.

O objetivo do projeto foi melhorar a ergonomia no trabalho, a qualidade do leite e o conforto dos animais, além de dar um destino correto aos dejetos. A construção está em ritmo intenso e a expectativa é de que tudo fique pronto em três meses. “Foram quatro gerações trabalhando no mesmo local. Já está na hora de trocar de local e modernizar a atividade”, ressalta Marli.

O próximo passo da família Brand é explorar a produção de leite à base de pasto. Para isso, o plantio de forrageiras perenes de verão está em curso, além da divisão dos piquetes, que terão água e sombra para os animais. Marli também quer implantar o melhoramento genético do rebanho. “O jovem quer permanecer no campo, mas hoje, sem usar tecnologia, maximizar os lucros e racionalizar o trabalho, a atividade não motiva ninguém a continuar. As ferramentas existem, basta ter disposição para usá-las”, destaca o engenheiro agrônomo da Epagri em São Bento do Sul, Rogério Pietrzacka.

Curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo
A formação de jovens agricultores é uma ação do Programa SC Rural e objetiva estimular a liderança, desenvolver iniciativas, oportunizar a inserção do jovem no mundo digital e nas redes sociais, além de consolidar a consciência ambiental nos processos produtivos, no lazer e na cultura local.

Desde 2013 já foram ministrados mais de 25 cursos em 13 Centros de Treinamentos da Epagri, alcançando jovens oriundos das 27 regiões do Estado. Os cursos variam de oito a dez semanas e as aulas são em esquema de alternância, que preconiza etapas que mesclam teoria e prática. Os jovens elegem uma temática de acordo com seu interesse, com o objetivo de despertar o seu potencial empreendedor.

Após a formação, os alunos elaboram projetos de investimentos individuais ou comunitários e as melhores propostas são selecionadas e recebem apoio financeiro do SC Rural para serem executadas, com contrapartida do agricultor. Já são mais de 500 jovens beneficiados com recursos para investimentos em mais de 450 projetos de melhoria de processo produtivo, agregação de valor, turismo rural, entre outros. Os recursos já passam dos R$ 8 milhões, com mais de R$ 5 milhões repassados pelo Programa SC Rural.

Programa SC Rural
O Programa SC Rural nasceu em 2011 e termina em junho de 2017, é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.

O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e, por envolver atividades multissetoriais, é executado por diversas instituições: Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Infraestrutura.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas