Logo CNA

Sergipe

Senar Sergipe leva programa da saúde para o município de Capela
SAUDE 190919 002619

19 de setembro 2019

Por: Do Senar/SE

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe – Senar/SE está realizando o programa Senar Saúde no povoado Miranda, no município de Capela. O programa tem por objetivo prevenir o homem e mulher do campo contra o câncer de próstata, mama e colo do útero através de exames preventivos e palestras de sensibilização.

O Senar Saúde acontece em Sergipe desde 2017. Durante ação são realizadas palestras de sensibilização e conscientização do câncer do colo do útero, mama, próstata, testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite B e C, exames de citologia, PSA, mamografia e toque retal.

SAUDE2

Segundo a coordenadora do programa Senar Saúde, Valéria Vilanova, serão realizados por dia 150 exames de citologia, 150 exames de PSA, 50 mamografias, 100 exames de testes rápidos e palestras de sensibilização.

“Uma ação importante que o Senar realiza em Sergipe desde 2017. Já foram atendidos 1.337 homens e mulheres do campo em vários municípios. O programa além de social tem um cunho educador que através de palestras de conscientização orienta quanto à prevenção e importância dos exames de PSA, citologia e mamografia”, afirma.

DSC 0012


A secretária municipal de Saúde, Larissa Mamlak, destacou a importância da parceria para a Prefeitura Municipal de Capela. “Para o nosso município, que é grande, trazer uma parceria como essa é de grande valia. Esta parceria deu muito certo e a prefeitura está muito grata por todo apoio e acolhimento dos nossos profissionais. Vai trazer muitos frutos para a nossa população”.

O produtor rural Jorge Santos conta que há mais de cinco anos não realizava o exame de PSA. “A palestra foi muito boa. Muita coisa para aprender e presamos cuidar da nossa saúde. Já tem muito tempo que não faço este exame de PSA. Acho que uns cinco anos”.

A dona de casa Maria Cláudia Silva conta que para quem mora em povoados mais distantes da cidade, é difícil de marcar os exames. “Esses exames são importantes, mas para quem mora no interior é difícil de marcar. E vim até a gente facilita, além da gente não pagar”.

Todos que participaram das palestras sobre o câncer de mama, colo do útero e próstata. A enfermeira Camila Castro realizou as palestras para as mulheres. "A importância é fazer um trabalho de conscientização onde a mulher participe da palestra e saia daqui disposta a realizar os exames e saia daqui com suas dúvidas esclarecidas".

Matérias Relacionadas