Logo CNA

Senar/SE lança programa para jovens com foco em pecuária leiteira
Foto1 190404 115547

4 de abril 2019
Por Senar

Por: Senar/SE

Qualificar os jovens do Alto Sertão sergipano é o objetivo do novo programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe (Senar/SE). O programa foi apesentado em duas escolas públicas no município de Nossa Senhora da Glória na última terça-feira, 2. Serão ofertadas 30 vagas para o curso de assistente agropecuário.

O coordenador do programa, Gladson Silva, explica que o curso tem duração de nove meses e será direcionado para a pecuária de leite, já que a região onde o curso será realizado, é a bacia leiteira de Sergipe.

“Um curso que vai abordar diversas temáticas voltadas para o agronegócio leiteiro que vai formar o jovem para trabalhar com pecuária de leite. Formar um profissional tanto para administrar a propriedade rural como para lidar com os animais. Vai atuar como um gestor da fazenda”, afirma Gladson.

DSCN2157

O assistente agropecuário atuará como empreendedor e na gestão de fazendas. O curso tem carga horária de 406 horas e ocorrerão durante três dias na semana sendo dois dias de aulas teóricas e o sábado com aulas práticas. O público-alvo são filhos de produtores que cursam o 3º ano ou que já tenham concluído o ensino médio com idade de 17 a 24 anos.

Durante apresentação do programa no Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, a estudante do 3º ano, Nayara Santos Silva, demonstrou interesse em participar. Ela conta que o pai é tratorista e trabalha com pecuária de leite.

“O agro é futuro. Uma oportunidade de buscar qualificação nesta área. Meu pai é tratorista e trabalha em fazenda. Espero aplicar o conhecimento desse curso para ajudar o meu pai”, afirma.

A gestora do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Gláucia Pâmela, afirma que o curso é uma oportunidade para os jovens da região, que na maioria das vezes moram no campo e não têm contato com a atividade.

“É um curso de suma importância, por isso abrimos as portas da escola. Os alunos são oriundos dos interiores e muitos deles acabam que nem concluem o ensino médio. Além de ser uma ferramenta para despertar o interesse desses alunos, é uma maneira deles socializarem. Muitos alunos vivem no interior, tem contato com a terra, mas é aquele contato sem conhecimento”.

Parceria

O Senar/SE conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora da Glória para a realização do curso. Segundo o secretário de Agricultura, Dijalci Aragão, é um curso que trará muitos benefícios para a região.

“Essa parceria vem contemplar os anseios dos jovens aqui da região do Alto Sertão porque é uma região com o potencial econômico e com aptidão para a pecuária leiteira. O Senar vem para fixar ainda mais o filho do produtor no campo. O curso vem agregar importância no cotidiano do homem do campo”.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas