Logo CNA

SENAR/SC promove projeto Cidadania Rural em Lauro Müller
03 14 1 0 191076002015150611731

O seminário é voltado para contabilistas, segurados especiais, cooperativas, agroindústrias e produtores rurais

23 de maio 2016
Por Senar

Disseminar a legislação tributária para o meio rural. Esse é um dos objetivos principais do projeto cidadania rural que será promovido nesta terça-feira (24), das 8h30 às 15 horas, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, no município de Lauro Müller. O seminário é voltado para contabilistas, segurados especiais, cooperativas, agroindústrias e produtores rurais, envolvidos no processo de produção, aquisição e comercialização de produtos rurais. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC) e da Prefeitura Municipal de Lauro Müller.

Na ocasião será abordado a aplicabilidade do cadastro do produtor primário – nota fiscal eletrônica do produtor rural. Os participantes terão acesso a conhecimentos referente aos direitos que possuem ao cumprirem as obrigações perante a legislação previdenciária do campo. “A partir disso queremos contribuir para a melhoria da condição de vida, saúde, e integridade física do trabalhador rural”, explica o técnico em atividades de arrecadação do SENAR/SC, Emerson Gava.

A programação iniciará às 8h30 com a abertura oficial. Às 9 horas acontecerá a palestra “Cadastro do produtor primário” com um representante da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC). Na sequência, às 10h30, um representante do SENAR/SC explanará sobre “Contribuição Previdenciária Rural (Funrural) e ao SENAR”. Após pausa para o almoço as atividades serão retomadas às 13h30 com a palestra “Benefícios previdenciários para a área rural”, que será realizada por um representante do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para às 15 horas está marcado o encerramento.

Segundo o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, o papel de arrecadar encontra-se intimamente relacionado ao de orientar. “É nesse sentido que as entidades disponibilizam aos seus contribuintes o conhecimento dos dispositivos legais, procurando atenuar as dificuldades com que se deparam no cumprimento de suas obrigações, como também apresenta os direitos para que possam usufruí-los”, complementa.

O evento conta com a parceria da Secretaria de Estado da Fazenda, do INSS, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), da Secretaria Municipal de Assistência Social de Lauro Müller, da Faesc e do Sindicato dos Produtores Rurais de Orleans. Os interessados poderão se inscrever na Secretaria Municipal de Assistência Social de Lauro Müller ou pelo telefone (48) 3464-4780.

Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br