16/05/2016

SENAR/SC promove curso de manejo de gado leiteiro com produtores de Araquari

Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre criação de bovinos para produção de leite, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) promoveu, na última semana, treinamento de manejo de gado leiteiro, em Araquari, no planalto norte catarinense.

Segundo a instrutora Ivonilda Pires de Morais, a capacitação abordou características da cadeia produtiva leiteira, segurança e saúde no trabalho a partir da prevenção de acidentes e os cuidados com o meio ambiente. “Os participantes aprenderam sobre quais são as raças leiteiras e como deve ser desenvolvida a criação e o manejo de terneiras e novilhas”.

Ivonilda também ensinou os produtores qual a maneira correta de aplicação dos medicamentos, o calendário de vacinação da região, as medidas de prevenção de doenças e a importância da sanidade do rebanho.

Conforme a supervisora do SENAR/SC na região norte, Carine Weiss Carneiro, os 16 produtores que participaram são de pequenas propriedades e, por isso, é fundamental essa qualificação para o fortalecimento da atividade. “São produtores que estão iniciando e, no curso, tiveram acesso as orientações importantes em manejo nutricional, manejo reprodutivo, como controle e prevenção das principais doenças dos bovinos leiteiros, e boas práticas na ordenha”, destacou Carine.

Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br

Veja também